Scroll Top

Programa Verde Amarelo: alteração na CLT

Em 12 de novembro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória n. 905, que promoveu alterações em diversos artigos da CLT, legislação previdenciária e fundiária, e instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo.

Essa nova modalidade de contratação, limitada a remuneração de até o teto de 1,5 salário mínimo e duração máxima de dois anos, visa incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos, que não possuem experiência. Para configurar o primeiro emprego desses jovens, não serão consideradas atividades anteriores como trabalhador avulso, intermitente, menor aprendiz ou contratos de experiência.

O programa prevê incentivos fiscais como recolhimento fundiário no importe de 2% e limite de contratação pelas empresas de até 20% dos funcionários nesta modalidade e apenas para novas contratações. Outras importantes mudanças a serem citadas e promovidas pela medida provisória foram: 1) a extinção da contribuição social de 10% sobre o FGTS em casos de rescisão sem justa causa; 2) permissão do trabalho aos domingos e feriados, 3) autorização para múltiplos programas de participação nos lucros e resultados pelo mesmo empregador, 4) necessidade de certificação de EPI’s, 5) domicílio eletrônico trabalhista para recebimento de intimações e 6) alteração da correção e dos juros de mora das condenações pela Justiça do Trabalho para estabelecer o IPCA como índice de correção e juro de mora aplicado à caderneta de poupança.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.