Scroll Top

Publicado relatório da matriz origem e destino do transporte de cargas na RMBH

Foi publicado mais um documento que faz parte do Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH): o Relatório da Matriz Origem e Destino de Cargas. O Estudo foi publicado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e permite entender como funciona o fluxo do transporte de cargas na RMBH.

Para elaboração do relatório, foram utilizados dados fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), como nota fiscal, conhecimento de transporte e manifesto eletrônico de cargas, com base em informações de 2017. “A geração da matriz relacionando todos esses documentos é um trabalho inédito no Brasil e vai embasar o Plano de Logística de Cargas e outras políticas do Plano de Mobilidade da RMBH”, destaca o coordenador dos trabalhos, Charliston Marques Moreira.

Para o assessor técnico da Fetcemg e do Setcemg, Luciano Medrado, o estudo representa um marco para o transporte, que passa a ter suas especificidades analisadas por uma equipe técnica na elaboração do  Plano de Mobilidade da RMBH.  “A Fetcemg e o Setcemg participaram intensamente desde o apoio técnico para a elaboração da dissertação de mestrado do Charliston na UFMG, para que a Logística Urbana fosse um capítulo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMBH, nas articulações junto à Secretaria da Fazenda para liberar os dados, até a elaboração da Matriz e sua certificação pelo mercado”, disse.

Um dos pontos de destaque do relatório é a possibilidade de realizar diagnósticos na área de Meio Ambiente, como a estimativa de consumo de combustível e emissão de poluentes. Além disso, o relatório permite mapear a circulação de cargas perigosas na RMBH, contribuindo para a definição de políticas de prevenção de acidentes.

Clique aqui e faça o download do Relatório da Matriz Origem e Destino de Cargas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.