Scroll Top

REGULAMENTAÇÃO DO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS NA PAUTA

Dentre os temas debatidos nesta quinta-feira (17), merece destaque a sugestão de isentar o transportar de obrigações que são necessariamente do embarcador, quais sejam:

  • IX – Exigir do expedidor o uso das embalagens permitidas, conforme estabelecido no Art. 14;
  • X – Transportar produtos perigosos em volumes corretamente identificados e que possuam comprovação de sua adequação ao programa de avaliação da conformidade, conforme estabelecido no Art. 15 deste Regulamento;
  • XI – Transportar produtos perigosos adequadamente acondicionados e estivados, conforme estabelecido no Art. 16 deste Regulamento;
  • XIII – Exigir do expedidor os documentos de que tratam os incisos II, III e IV do Art. 23 deste Regulamento, observado o disposto no parágrafo único do Art. 29;
  • 36. O transportador é solidariamente responsável com o expedidor na hipótese de aceitar para transporte produtos cuja embalagem apresente sinais de violação, deterioração ou, mau estado de conservação, nos termos do inciso VIII do Art. 17.

A solicitação tem respaldo na justificativa de que cabe ao expedidor garantir que as obrigações acima sejam cumpridas e que o motorista não teria capacidade técnica para avaliar o atendimento ao requisito legal.

Ademais, uma vez que o carregamento do veículo é obrigação do expedidor, o motorista não pode garantir que todas as embalagens que foram carregadas são acreditadas pelo Inmetro e que as mesmas estão em boas condições.

Com isso, será requerido ainda que as infrações às obrigações legais acima citadas sejam retiradas na norma.

NOVIDADE SOBRE A RESOLUÇÃO ANTT NO 5.947/2021

No dia 11 de agosto de 2020, foi publicada a Resolução ANTT No 5.947/2021, com o objetivo de unificar as Resoluções que regulamentam o transporte de produtos perigosos.

Em razão da publicação da Resolução ANTT n° 5.947/2021, as Resoluções ANTT 5848 e Resolução ANTT 5232 foram revogadas.

A resolução 5.947/2021 não trouxe alteração ao texto das Resoluções revogadas, trata-se do plano do governo de reduzir a quantidade de normativos publicados.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.