Scroll Top

Regulamentado o Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos e Rejeitos em Minas Gerais

Setcemg receberá técnica da FEAM no dia 15 de abril para ministrar uma capacitação sobre o tema. O evento é exclusivo para associadas. Não perca!

Foi instituído pela Deliberação Normativa COPAM n. 232 de 9 de março de 2019, o Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos, que estabelece os procedimentos para o controle do fluxo de resíduos sólidos e de rejeitos em Mians Gerais, desde a geração até a destinação final, como um importante instrumento de gestão e de fiscalização.

As obrigações impostas pela DN 232/2019 são aplicáveis ao gerador, transportador, armazenador temporário e o destinador final de resíduos sólidos e rejeitos no estado, sendo que o acesso ao Sistema MTR-MG será feito exclusivamente em meio digital, através da Plataforma Digital do Sistema MTR-MG, disponível na página eletrônica da FEAM.

Dessa forma, as transportadoras que realizarem o transporte terrestre de resíduos sólidos ou rejeitos utilizando via pública do Estado de Minas Gerais, estão obrigadas ao cadastramento no Sistema MTR-MG, sendo o MTR inclusive o provisório e o romaneio, documento de porte obrigatório durante o transporte dos resíduos e rejeitos.

A emissão do MTR no sistema informatizado caberá ao gerador do resíduo sólido ou do rejeito, nos casos previstos no artigo 12, parágrafo 3o da DN 232, quais sejam: I – os resíduos da construção civil, quando gerados por pessoas jurídicas, de direito público e privado; II – os resíduos sólidos e rejeitos provenientes de sistemas de tratamento de esgoto sanitário, quando gerados por pessoas jurídicas, de direito público ou privado, e coletados por caminhão limpa fossa.

O MTR-Romaneio é um documento que deverá ser emitido pelo Transportador, para as hipóteses instituídas pela presente Deliberação Normativa, merecendo destaque: I – resíduos sólidos e rejeitos provenientes de sistemas de tratamento de esgoto sanitário, quando coletados em domicílios por caminhão limpa fossa, e II – resíduos sólidos submetidos a sistema de logística reversa formalmente instituído, definidos pela FEAM em portaria especifica;

O Sistema MTR-MG está disponível para teste desde o dia 08 de abril, sendo que a partir do dia 9 de outubro de 2019 as obrigações definidas na normativa tornam-se obrigatórias.

Para falar sobre o sistema MTR, o Setcemg realizará na próxima segunda-feira (15) a capacitação “Regulamento do Manifesto de Transporte de Resíduos no Estado de Minas Gerais”, ministrada pela assessora Técnica da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM, onde serão apresentados quais resíduos e rejeitos são passíveis de controle pelo órgão regulamentador e como o transportador deverá ser emitir o manifesto no Sistema MTR. O evento é exclusivo para as associadas ao Setcemg e possui vagas limitadas.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.