Scroll Top

Romeu Zema se reúne com empresários para debater atualizações do plano Minas Consciente

O governador Romeu Zema se reuniu virtualmente, na última sexta-feira (17/7), com líderes de setores econômicos para ouvir as principais demandas e receber sugestões que ajudem a adaptar o plano Minas Consciente às necessidades de todos.

A ideia é atualizar os protocolos para o novo momento da pandemia em Minas Gerais, que deve entrar em um estado de platô, quando os números de casos e óbitos diários se mantêm estáveis.

“Os protocolos que serviam para o período pré-pico são diferentes do que precisaremos agora, no pós-pico. Antes, estávamos lidando com uma situação em que o número de casos e óbitos era, semana após semana, maior. Agora, já teremos números estáveis e, depois, devemos ter algum recuo. Por isso, o plano passará por aprimoramentos e nós queremos que ele espelhe a realidade, que seja o mais justo possível”, afirmou Romeu Zema.

O governador também ressaltou o esforço da gestão para tornar o plano mais abrangente e considerar as necessidades de forma individualizada.

“Um dos pontos que vamos rever são as divisões por macrorregião, para tentar restringir ainda mais o perímetro de avaliação e contemplar necessidades específicas dos municípios. Também abrimos um chamamento público, contando com a participação ativa da Associação Mineira de Municípios, para ouvir as demandas da população e das prefeituras”, disse.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou que o encontro com as entidades de classe faz parte desse esforço para contemplar as diferentes realidades.

“É muito importante que a gente entenda as necessidades de vocês, que estão passando tantos apertos com essa guerra, que estão na linha de frente. Nós respeitamos isso e sabemos que, somente juntos, poderemos trilhar um caminho melhor, dentro do que a pandemia nos permite, para continuarmos nessa batalha”, afirmou.

Foram ouvidos líderes da Federação das CDLs de Minas (FCDL), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio), da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Também participaram do encontro o secretário de Governo, Igor Eto; o secretário-geral adjunto de Estado, Marcel Beghini; e o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido.

Transportadores presentes

O presidente do Setcemg e vice da Fetcemg, Gladstone Lobato, participou da reunião e levou o apoio do setor ao programa. “Podem contar conosco. Essa reunião, com a presença do governador, mostra a importância do programa Minas Consciente e dos protocolos necessários para a retomada”, disse.

Com informações da Agência Minas

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.