Scroll Top

Setcemg adere campanha a favor do Novembro Azul e conscientização masculina

novembro azul setcemg site
Setcemg apoia campanha Novembro Azul e busca conscientização do público masculino

Sendo o segundo tipo de câncer mais recorrente em homens no Brasil, com 61 mil novos casos todos os anos, o Setcemg aderiu, mais uma vez em 2021, à campanha Novembro Azul, para conscientização do público masculino para a importância da prevenção.

Um dos dados preocupantes em 2021 é a redução no número de exames, segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Urologia por causa da pandemia. Entre 2019 e 2020, aconteceu uma queda de 21% nas biópsias e 27% no exame de sangue – PSA. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2021, a estimativa é de 65 mil casos da doença.

Vale ressaltar, no entanto, que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, chegando a 90%. Mas é importante que os homens procurem seus médicos, considerando que a fase inicial do câncer de próstata é assintomática.

“O Novembro Azul prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia da próstata. O ideal é que o homem seja estimulado a buscar atendimento médico, pois o profissional especializado faz uma avaliação para que se decida sobre as necessidades de exames”, disse a médica oncologista Camila Tápia.

O gerente da Setcemg Renato Marques ressalta a importância da conscientização do público masculino para um assunto tão sério e preocupante.

“Os números mostram que a pandemia afetou até a procura dos homens pelos exames. Mas é importantíssimo que todos tenham a consciência de procurar o médico e fazer o exame preventivo. Saúde é coisa de homem também”, salientou.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.