Nathalie Victal, economista-chefe da Sul América Investimentos, apresentou o cenário global e as projeções para os próximos meses
Transportadores e representantes dos fornecedores do transporte rodoviário de cargas se reuniram na noite dessa quinta-feira (23/02) na sede do SETCEMG para a primeira edição do Encontro de Empresários do ano. Dessa vez, o SETCEMG trouxe a economista-chefe da Sul América Investimentos, Nathalie Victal, que falou sobre a economia global, o cenário de investimentos e as projeções econômicas para os próximos meses. O encontro foi aberto pelo diretor do SETCEMG, Antônio Luís da Silva Júnior, que representou o presidente do Sindicato, Gladstone Lobato, para dar as boas-vindas aos participantes.
Nathalie apresentou uma linha do tempo da tendência global e as transições de tendências econômicas desde o início da pandemia. “Foi um evento trágico que assolou o mundo inteiro, todos viram a mesma ameaça e reagiram de forma parecida, principalmente com um impulso fiscal e monetário importante para socorrer pessoas e empresas”, destacou. “Um cenário caracterizado por muitas incertezas, que atingiu muitos aqui presentes”, completou.
Segundo Nathalie, o cenário internacional segue mais construtivo, sem tanto medo de uma recessão global. “Fomos surpreendidos com a velocidade de recuperação da economia europeia, dados melhores dos Estados Unidos e a reabertura da China”, comentou.
No ambiente local, Nathalie falou sobre a política monetária e a perspectiva no pós-eleitoral. “A coalizão ampla se refletiu na equipe econômica e na política econômica adotada. Quando temos expansão fiscal acima da expectativa, isso frustra os investidores”.
A economista encerrou sua apresentação falando das projeções da Sul América Investimentos para os próximos meses e, na sequência, tirou dúvidas dos participantes.
“A apresentação da Nathalie foi ótima porque ela deu um cenário do Brasil e do mundo que nos traz mais segurança. Ainda estamos no início do novo governo e as coisas ainda vão acontecer. O momento ainda é de cautela”, destacou o diretor do SETCEMG, Adalcir Lopes.
“O tema foi complexo e a apresentação muito clara. A economia depende de múltiplas decisões e ela foi muito assertiva em algumas colocações. A gente espera um cenário mais conservador para esse ano, devemos ficar atentos aos números, e a expectativa é de estabilização em 2024. Temos que ficar atentos às movimentações do governo para tomarmos as melhores decisões nas nossas empresas”, afirmou o diretor do SETCEMG e coordenador da COMJOVEM BH e Região, Antônio Lodi.
O Encontro de Empresários é uma iniciativa do SETCEMG e dos Apoiadores do SETCEMG. Conheça nossos apoiadores e junte a sua marca a esse time!