O SETCEMG solicita a colaboração das empresas de transportes rodoviário de carga para participarem da pesquisa sobre como a dependência do parceiro impacta no desempenho da prestação de serviço das empresas de transportes.
A pesquisa eletrônica, iniciada no dia 26 de maio com término em 26 de junho, pretende entender como as relações de dependência entre operadores logísticos e seus clientes impactam o desempenho das empresas que prestam esse serviço. No questionário há questões como: quais serviços a empresa presta, como é o desempenho dela em algumas áreas listadas na pesquisa, como é a atuação operacional com o cliente e entre outras.
Este trabalho faz parte do termo de Cooperação Técnica assinado pelo SETCEMG com a Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para que trabalhos acadêmicos possam fornecer suporte técnico e profissional para as empresas de serviços de logística do país.
O gerente do SETCEMG e economista, Renato Marques, afirma que essa parceria “é essencial para as partes envolvidas e cria possibilidades de melhorias tanto para as empresas de transportes quanto para os que utilizam e precisam dela”. Além disso, acaba por aproximar os estudantes e cidadãos ainda mais para assuntos que envolvem a logística urbana e regional.
Ricardo Martins, professor que está conduzindo o estudo em conjunto com Antônio Rodrigues, da UFJF, afirma que vínculos bem estruturados, entre cliente e fornecedor, atingem melhores resultados financeiros e operacionais. Ele ainda diz que “a forma como os relacionamentos se estabelece cria as condições para fortalecer as parcerias e favorece o melhor desempenho dos operadores e dos embarcadores”.
A colaboração dos profissionais que ocupam cargos de direção, gerência e gestão das empresas de transportes é fundamental para o estudo, pois cria a possibilidade, dependendo do grande número de participantes, de encontrar condições mais adequadas para a prestação de serviços de logística no país.