Nesta quinta-feira (13), o gestor administrativo do SETCEMG, Renato Marques, e colaboradores responsáveis pelo cadastramento e recadastramento no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) participaram de um treinamento ministrado pela EVO, desenvolvedora do aplicativo SITCARGA, sobre a Revalidação Ordinária do RNTRC.
A ANTT iniciou uma atualização dos dados cadastrais de todos os transportadores inscritos no RNTRC, visando o saneamento das informações da base da agência e adequação de todos à Resolução ANTT 5.982/2022. Essa atualização será obrigatória para todos os transportadores, independentemente de sua categoria, que se cadastraram no RNTRC antes de 1º de setembro de 2022.
O processo teve início em março, com uma primeira revalidação automática pelo próprio sistema. Em uma segunda etapa, será realizada uma revalidação ordinária pelos pontos de atendimento, na qual os transportadores deverão corrigir as pendências apontadas pelo processo de validação automática para regularizar a situação de seu registro.
A correção dos dados divergentes poderá ser feita ao longo de todo o prazo de 10 meses e a previsão é que todo o processo aconteça até fevereiro de 2024. “O associado do SETCEMG não precisa se preocupar, pois o Sindicato fará os relatórios de forma antecipada e nós informaremos aos mesmos quais as pendências, caso houver, que deverão ser sanadas”, esclarece o gestor do SETCEMG.