Scroll Top

SETCEMG REALIZA CAPACITAÇÕES PARA A ÁREA GERENCIAL E DE MEIO AMBIENTE

Nesta semana, o Setcemg realizou a oitava turma da capacitação “Power BI”, o segundo no período noturno. O curso foi realizado durante cinco dias, de 05 a 09/08 e, de maneira 100% prática, quando apresentou a ferramenta da Microsoft que permite a elaboração e fluxos de dados, relatórios empresariais e atualizações importantes do Power BI Desktop.

O Power BI é uma ferramenta gratuita da Microsoft que facilita o acesso a dados importantes da empresa de maneira rápida e eficaz, fornecendo insights para permitir decisões rápidas e informadas, com relatórios interativos e dashboards personalizados e que podem ser compartilhados. “Trata-se de fazer uma análise de dados das informações das empresas, buscando-os no Excel, Word, de um texto ou de um outro banco de dados, consolidando-os em uma tela e gerando gráficos fantásticos, de vários modelos, de maneira bem rápida e prática. A ferramenta permite ainda que os dados sejam publicados na internet e compartilhados com outras pessoas da empresa, facilitando o acesso em qualquer lugar, precisando apenas de um navegador e internet”, explica o facilitador do curso, o especialista em sistemas Maroni Gonçalves.

No dia 05 de agosto, foi realizada a capacitação “Emergência Ambiental: Sua empresa está preparada?”, ministrada pelo assessor juridicoambiental do Setcemg, Walter Cerqueira, que trouxe as principais atualizações da legislação de atendimento à emergências ambientais no transporte de produtos e resíduos perigosos (Lei n.° 22.805/2017 e Decreto n.° 47.629/2019).

Durante a capacitação, foram apresentados os principais pontos de atenção para as transportadoras, já que a lei passa a vigorar em 28 de setembro e terá ampla fiscalização no estado. Confira neste boletim a entrevista com a assessora juridicoambiental do Setcemg, Juliana Soares, sobre alguns pontos importantes da legislação.

No dia seguinte, 6 de agosto, foi realizada a capacitação “Gestão de equipes como diferencial competitivo”, ministrada pelo coach Robert Braga, com o objetivo de gerar reflexões capazes de provocar as mudanças necessárias para criação e Gestão de Equipes como diferencial competitivo.

O sucesso ou fracasso de uma corporação depende dos funcionários, que trabalham para que todos os objetivos sejam estabelecidos. “Nestes novos tempos, o capital humano é um grande diferencial competitivo e importante demais para que a empresa e a gestão de pessoas as tratem apenas focadas nas questões legais da equipe”, explicou o palestrante.

“Reter um talento não é fácil, portanto investir nas suas habilidades e oferecer formações para que eles se desenvolvam e cresçam  a cada dia pode ser o caminho para que a empresa atinja seus objetivos. Promover um colaborador que já atua na empresa, preferir alguém que já conheça a sua rotina e faça um bom trabalho, é melhor do que investir todas suas fichas em um novo funcionário que terá que se adaptar a sua cultura do zero”, completou.

No dia 08 de agosto, foi a vez do professor Márcio Balbino falar sobre “Habilidades Gerenciais”, capacitação que teve como objetivo apresentar técnicas eficazes para gestão de pessoas e recursos financeiros. “Durante o curso foram demonstradas as principais técnicas para gestão de pessoas e recursos financeiros, focado no estudo e na prática das funções de planejamento e controle das atividades gerenciais de uma empresa”, explicou o palestrante.

“As organizações não devem trabalhar na base do improviso. Quase tudo nelas deve ser planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções administrativas, já que determina antecipadamente quais serão os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como, por quem e em que sequência”, completou.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.