SETCEMG REALIZA CAPACITAÇÕES PARA A ÁREA GERENCIAL E DE MEIO AMBIENTE

Nesta semana, o Setcemg realizou a oitava turma da capacitação “Power BI”, o segundo no período noturno. O curso foi realizado durante cinco dias, de 05 a 09/08 e, de maneira 100% prática, quando apresentou a ferramenta da Microsoft que permite a elaboração e fluxos de dados, relatórios empresariais e atualizações importantes do Power BI Desktop.

O Power BI é uma ferramenta gratuita da Microsoft que facilita o acesso a dados importantes da empresa de maneira rápida e eficaz, fornecendo insights para permitir decisões rápidas e informadas, com relatórios interativos e dashboards personalizados e que podem ser compartilhados. “Trata-se de fazer uma análise de dados das informações das empresas, buscando-os no Excel, Word, de um texto ou de um outro banco de dados, consolidando-os em uma tela e gerando gráficos fantásticos, de vários modelos, de maneira bem rápida e prática. A ferramenta permite ainda que os dados sejam publicados na internet e compartilhados com outras pessoas da empresa, facilitando o acesso em qualquer lugar, precisando apenas de um navegador e internet”, explica o facilitador do curso, o especialista em sistemas Maroni Gonçalves.

No dia 05 de agosto, foi realizada a capacitação “Emergência Ambiental: Sua empresa está preparada?”, ministrada pelo assessor juridicoambiental do Setcemg, Walter Cerqueira, que trouxe as principais atualizações da legislação de atendimento à emergências ambientais no transporte de produtos e resíduos perigosos (Lei n.° 22.805/2017 e Decreto n.° 47.629/2019).

Durante a capacitação, foram apresentados os principais pontos de atenção para as transportadoras, já que a lei passa a vigorar em 28 de setembro e terá ampla fiscalização no estado. Confira neste boletim a entrevista com a assessora juridicoambiental do Setcemg, Juliana Soares, sobre alguns pontos importantes da legislação.

No dia seguinte, 6 de agosto, foi realizada a capacitação “Gestão de equipes como diferencial competitivo”, ministrada pelo coach Robert Braga, com o objetivo de gerar reflexões capazes de provocar as mudanças necessárias para criação e Gestão de Equipes como diferencial competitivo.

O sucesso ou fracasso de uma corporação depende dos funcionários, que trabalham para que todos os objetivos sejam estabelecidos. “Nestes novos tempos, o capital humano é um grande diferencial competitivo e importante demais para que a empresa e a gestão de pessoas as tratem apenas focadas nas questões legais da equipe”, explicou o palestrante.

“Reter um talento não é fácil, portanto investir nas suas habilidades e oferecer formações para que eles se desenvolvam e cresçam  a cada dia pode ser o caminho para que a empresa atinja seus objetivos. Promover um colaborador que já atua na empresa, preferir alguém que já conheça a sua rotina e faça um bom trabalho, é melhor do que investir todas suas fichas em um novo funcionário que terá que se adaptar a sua cultura do zero”, completou.

No dia 08 de agosto, foi a vez do professor Márcio Balbino falar sobre “Habilidades Gerenciais”, capacitação que teve como objetivo apresentar técnicas eficazes para gestão de pessoas e recursos financeiros. “Durante o curso foram demonstradas as principais técnicas para gestão de pessoas e recursos financeiros, focado no estudo e na prática das funções de planejamento e controle das atividades gerenciais de uma empresa”, explicou o palestrante.

“As organizações não devem trabalhar na base do improviso. Quase tudo nelas deve ser planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções administrativas, já que determina antecipadamente quais serão os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como, por quem e em que sequência”, completou.

Posts Relacionados

Deixar um comentário