Setembro Amarelo, você não está sozinho!

A Fetcemg e o Setcemg abraçam a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, por compreender que combater estigmas é salvar vidas. Ao longo das próximas semanas, vocês irão encontrar em nossos principais canais de comunicação postagens e informações alertando sobre o tema. 

Durante muitos anos, o tema sobre autoextermínio se tornou um tabu na sociedade brasileira. Mas o não falar sobre, não quer dizer que ele deixa de ocorrer. O suicídio é a segunda causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

ESCUTAR SENTIMENTOS, UMA NOVA FORMA DE OUVIR

Aqui no Brasil, aumentou o número de tentativas e de mortes por suicídio, nos últimos anos. Entre os principais causadores estão  a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Contudo, esse mal é prevenível em 90% dos casos, como aponta a Organização Mundial da Saúde.

Assim, é preciso saber como preveni-lo e isso só se faz com informação e conhecimento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda. Por isso, é preciso falar.

O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todos. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores. Demonstre  que ela não está sozinha.

Convivemos com muitas pessoas em nosso dia a dia. Seja no trabalho, escola ou ambiente familiar. E nem sempre nos atentamos para sinais de que alguém não está bem. A sua empatia pode salvar vidas. 

LIGUE 188

O Setcemg e a Fetcemg reforçam que o setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

HISTÓRIA DO SETEMBRO AMARELO

 Um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo, em 1994. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela“, ou “yellow ribbon”, em inglês.

A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.

No Brasil, desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Deixe um comentário