Scroll Top

Setembro Amarelo, você não está sozinho!

A Fetcemg e o Setcemg abraçam a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, por compreender que combater estigmas é salvar vidas. Ao longo das próximas semanas, vocês irão encontrar em nossos principais canais de comunicação postagens e informações alertando sobre o tema. 

Durante muitos anos, o tema sobre autoextermínio se tornou um tabu na sociedade brasileira. Mas o não falar sobre, não quer dizer que ele deixa de ocorrer. O suicídio é a segunda causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

ESCUTAR SENTIMENTOS, UMA NOVA FORMA DE OUVIR

Aqui no Brasil, aumentou o número de tentativas e de mortes por suicídio, nos últimos anos. Entre os principais causadores estão  a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Contudo, esse mal é prevenível em 90% dos casos, como aponta a Organização Mundial da Saúde.

Assim, é preciso saber como preveni-lo e isso só se faz com informação e conhecimento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda. Por isso, é preciso falar.

O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todos. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores. Demonstre  que ela não está sozinha.

Convivemos com muitas pessoas em nosso dia a dia. Seja no trabalho, escola ou ambiente familiar. E nem sempre nos atentamos para sinais de que alguém não está bem. A sua empatia pode salvar vidas. 

LIGUE 188

O Setcemg e a Fetcemg reforçam que o setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

HISTÓRIA DO SETEMBRO AMARELO

 Um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo, em 1994. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela“, ou “yellow ribbon”, em inglês.

A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.

No Brasil, desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.