Scroll Top

SETOR PRODUTIVO DEFENTE PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ DE BH EM REUNIÃO NA CDL/MG

WhatsApp-Image-2022-12-13-at-14.12.30-1024x683

Setor produtivo defende privatização. De acordo com os dirigentes, não existe impedimento para que o leilão não seja realizado. Eles destacam ainda que no modelo atual, o metrô da capital mineira jamais será expandido ou modernizado.

 

Às vésperas do leilão de privatização do metrô de Belo Horizonte, previsto para o dia 22 de dezembro, entidades do setor de comércio e serviços da capital mineira reuniram-se nesta terça-feira, 13, com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, para discutir os impactos da possível privatização na economia da cidade.

O encontro realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) contou com a presença da Associação Mineira de Supermercados (Amis),  Câmara do Mercado Imobiliário (CMI/Secovi), Mercado Central, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-BH), Sindicato e Associação Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão) e Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logísitica do Estado de Minas Gerais (SETCEMG).

Na percepção das entidades, não existe nenhum motivo para que o leilão seja adiado. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, que falou em nome das entidades que participaram da reunião, o leilão respeitou todos os procedimentos legais para que seja realizado, inclusive com a aprovação do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público Federal. “Não há nenhuma irregularidade. Já temos o dinheiro garantido para atrair os interessados. No modelo atual, jamais o metrô de Belo Horizonte será expandido ou sequer modernizado. Ele gera um prejuízo de quase R$ 400 milhões por ano, dinheiro que poderia estar sendo utilizado na saúde, educação, segurança e até mesmo no transporte público. Até para os atuais empregados da CBTU este  modelo de gestão é negativo. Neste ano de 2022, um em cada quatro dias o metrô de Belo Horizonte ficou paralisado por motivo de greve”, destacou.

Leilão será mantido

Em entrevista para a imprensa após a reunião com as entidades, o Secretário Fernando Marcato disse que ficou surpreso com a ação promovida pelo Partido dos Trabalhadores para impedir a realização do leilão. “Tivemos contato com a equipe de transição do governo eleito e não foi nos colocado nenhum impedimento. Foi proposta uma ação, mas não houve qualquer decisão. Hoje não existe nenhuma determinação judicial determinando que o processo seja paralisado ”, explicou. Para Marcato, a ação é “descabida, já que o processo está acontecendo há dois anos e nunca houve tentativas de diálogo, por parte dos autores da ação, para paralisar o processo. O leilão está mantido, vamos seguir com o processo, pois essa é a nossa obrigação como gestores públicos. Precisamos trazer melhorias para a população ”, afirmou.

Em relação aos postos de trabalho, o secretário Fernando Marcato disse que o contrato prevê que no primeiro ano haja estabilidade, o que impede a demissão.  “A tendência é que os trabalhadores sejam convidados a continuar na operação. Se o Governo Federal desejar, pode ser oferecida a esses trabalhadores a  possibilidade deles saírem da CBTU Minas e migrarem para a CBTU ou outro órgão do governo”, explicou.

O consultor do SETCEMG, Luciano Medrado, falou sobre o posicionamento da entidade. “A Advocacia Geral do Estado (AGE) está trabalhando em Brasília (DF) no argumento que a empresa já está consolidada e a competência é da justiça mineira. Estamos confiantes que o leilão vai acontecer, considerando que o processo está legitimado pelo TCU”, afirmou.

Impactos do metrô na mobilidade da cidade

O metrô da capital mineira atende cerca de 270  mil usuários diariamente. São passageiros das cidades de Belo Horizonte e Contagem que circulam pelas 19 estações, sendo que quatro fazem integração com as estações Eldorado, São Gabriel e Vilarinho, facilitando a mobilidade entre metrô e ônibus.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) são realizadas, mensalmente,  mais de 4.700 viagens. A estação Eldorado, com quase seis milhões de usuários ao ano, é a estação que registra o maior número de passageiros.  O tempo médio de viagem de Eldorado a Vilarinho é de 47 minutos e mais de dois milhões de pessoas utilizam o sistema todos os meses. O metrô atende cerca de cem bairros da Capital e da Região Metropolitana, considerando o entorno das estações num raio de até 600 metros.

Greve dos metroviários é prejudicial para toda a economia

Para a CDL/BH, a possível greve dos metroviários nas vésperas da principal data comemorativa do ano não será apenas prejudicial para o setor de comércio e serviços da cidade. “Após dois anos de muitas restrições para a locomoção das pessoas provocadas pela pandemia, o Natal de 2022 está sendo encarado por cada um dos comerciantes que conseguiu suportar a maior crise da história como uma grande possibilidade de recuperação”, destaca Marcelo de Souza e Silva.

Ainda segundo o dirigente, a greve dos metroviários prejudica os ganhos dos trabalhadores na principal data comemorativa do ano. “É prejudicial para a efetivação definitiva de muitos trabalhadores que foram contratados de forma temporária para o período natalino.  Também reduz a renda das famílias. Tem consequências negativas para o movimento de bares e restaurantes. Tanto os trabalhadores do setor quanto os clientes utilizam os serviços do metrô”, pondera.

A entidade manifesta ainda que espera contar com a sensibilidade e o empenho da CBTU e dos metroviários para evitar que mais uma greve da categoria provoque tantos prejuízos para a cidade.

Confira abaixo o posicionamento do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva

 

https://www.cdlbh.com.br/wp-content/uploads/2022/12/WhatsApp-Video-2022-12-13-at-16.34.34.mp4

 

Foto e texto: CDL/BH

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.