Setcemg e Fetcemg vem trabalhando com a possibilidade de criar um grupo de planejamento estratégico de combate ao roubo de cargas dentro da subsecretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.
O subsecretário de Integração da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, coronel Etevaldo Caçadini, participou da reunião do Grupo Técnico de Trabalho de Segurança e Logística na manhã da quarta-feira (22), e afirmou que deseja criar um grupo de trabalho de inteligência com o Fetcemg e o Setcemg para debater os assuntos relacionados a roubos de cargas e demandas do setor.
O objetivo é cruzar informações de modo que os órgãos de segurança do Estado, juntamente com entidades interessadas, possam agir com inteligência no gerenciamento de risco. “A integração de dados pra gente é fundamental. A Secretaria está à disposição [das entidades]. Nós vamos trabalhar mais agora em cima disso com a Superintendência de Ação Integrada, vamos formalizar um pouco mais este contato com relação ao roubo de carga com a Delegacia Especializada de Prevenção de Roubo de Carga, com o Setcemg, com o Fetcemg”, asseverou. A reunião está prevista para ocorrer ainda neste semestre.
Atualmente, Minas Gerais é o terceiro estado da federação com maior número de roubo de cargas. Fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso faz com que uma das reivindicações do setor, junto aos órgãos competentes, seja a segurança nas estradas e rodovias.
Por isso, a Setcemg e a Fetcemg vem trabalhando com a possibilidade de criar um grupo de planejamento estratégico de combate ao roubo de cargas dentro da subsecretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. “Achamos excelente o projeto que inteligência. A criação deste grupo será um ganho muito grande para o setor de transporte de cargas. Outro ponto importante na fala do subsecretário, é que as demandas relacionadas a roubo de cargas serão tratadas junto à subsecretaria, por meio da nossa interlocução”, avaliou o assessor de segurança da Setcemg e Fetcemg, Ivanildo Santos.
O evento contou com a presença de 40 representantes de empresas associadas. O inspetor da Polícia Civil Reynaldo Silva Leão, da delegacia de Roubo de Cargas, e o subinspetor Gilberto Santos, da Guarda Municipal de Betim, também estiveram presentes.