Scroll Top

Termo de referência do PAE é discutido em reunião

Na segunda-feira (27), o Comitê de regulamentação da Lei 22.805/2017 se reuniu para discutir do termo de referência do Plano de Atendimento a Emergência (PAE).

Um dos pontos de discussão foi para quem deverá ser entregue o PAE em caso de acidente envolvendo produto ou resíduos perigosos, sendo de entendimento do Comitê Técnico que o mesmo deverá ser entregue a quem primeiro comparecer ao local, e o documento não poderá ser retirado do local do acidente até ser finalizada a ocorrência.

Durante a reunião foi debatida a aprovação do termo de referência do PAE, que teve como principal ponto de controvérsia quais informações são realmente necessárias e que deverão fazer parte do termo fixo e como deverá ser descrito os produtos em cargas fracionadas.

Sobre a obrigatoriedade do PAE conter dados do embarcador e contratante, a Fetcemg, integrante da comissão P2R2 e do comitê, argumentou que tais informações são alteradas com regularidade, o que dificultará a atualização do documento.

Outro ponto levantado pela Federação, por meio de sua assessoria jurídico-ambiental, foi a responsabilização dos transportadores em caso de informação do telefone 24 horas do embarcador e contratante, sendo que caso o telefone informado no PAE não estiver disponível, o transportador não deverá ser penalizado.

Foi realizada ainda a análise dos cenários sobre as possibilidades de acidente envolvendo produtos perigosos, formatada pelos envolvidos no atendimento a emergência, que será enviada para empresas de atendimento à emergência, para o compartilhamento de informações sobre as providencias a serem tomadas quando da ocorrência do acidente e quais as formas mais efetivas de atendimento a emergências.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.