Scroll Top

OUTUBRO ROSA: Tive o diagnóstico positivo. E agora?

Muitos são os cuidados para se prevenir do câncer de mama. Porém, diferente de outros tipos de câncer, como o do colo de útero onde elimina-se o vírus do HPV, o câncer de mama é não permite que seja realizado algum tipo de prevenção como esta, apenas com os exames anuais de mamografia e o autoexame ajudam a identificar o tumor. E, mesmo com os cuidados, um importante elemento pode ser o responsável pelo desenvolvimento da doença: o genético ou pré-disposição ao câncer.

É de conhecimento da maioria das pessoas que a doença tem maior incidência em mulheres acima dos 50 anos, que já passaram pela menopausa. Mas, com os efeitos da vida moderna, o número de mulheres jovens, entre 30 e 40 anos, tem crescido. Ter filhos mais tarde é um dos fatores que podem contribuir, já que, segundo especialistas, a gravidez e a amamentação protegem as mulheres da doença.

Sendo assim, mesmo mantendo todos os cuidados, mantendo uma vida ativa e com alimentação saudável, a mulher pode ser diagnosticada com a doença.

 

E SE O RESULTADO FOR POSITIVO?

A reposta positiva para o câncer de mama é um momento que traz grandes conflitos para a mulher. Mas uma coisa é certa: é preciso iniciar o tratamento o quanto antes.

Não existe um tratamento comum em todos os casos, já que será feito de acordo com o estágio em que está a doença. Se descoberto no início, a mulher tem 95% de chances de se curar do câncer de mama.

Mas uma coisa é comum: o tratamento inclui cirurgia de retirada do nódulo, sendo necessário em alguns casos a mastectomia total. Podem ser realizadas sessões de quimioterapia ou radioterapia ou mesmo a combinação dos dois procedimentos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), seguindo o tratamento corretamente e mantendo uma vida saudável, a mulher mantém sua qualidade de vida mesmo após passar pela doença, já que o tratamento tem grande potencial curativo. Porém, quando o diagnóstico é tardio, e há sinal de metástase, isso é, as células cancerígenas já estão nos vasos sanguíneos ou linfáticos, o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da paciente.

 

O DIAGNÓSTICO PRECOCE FAZ A DIFERENÇA

Mesmo com todos os avanços no tratamento do câncer de mama, a prevenção ainda é o melhor caminho. Portanto, manter a saúde sempre em dia, faça visitas regulares ao seu médico. Fazer o autoexame, preferencialmente uma semana após a menstruação, também é fundamental na prevenção. Se você tem mais de 40 anos, fazer anualmente a mamografia.

Se perceber algum sintoma, como nódulo, vermelhidão, descamação, aspecto enrugados, secreção mamilar, dores, aumento da mama, entre outros, procure um médico o mais rápido possível.

Seguindo essas dicas, a mulher pode se prevenir da doença ou ter um diagnóstico precoce, já que conhecerá melhor o seu corpo e estará atenta a qualquer alteração.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.