Scroll Top

Transpeciais ajusta procedimentos para enfrentar a crise

Mesmo com um cenário adverso, a firmeza na conduta dos procedimentos sanitários e de higienização e a busca por soluções para minimizar os efeitos da crise nos negócios dão o norte na Transpeciais.

A empresa, que é associada ao Setcemg, é especializada em transporte de cargas de projetos (importação e exportação), transporte de cargas normais, contêineres, excedentes em dimensão e/ou peso e serviços de consultoria voltados para a área de logística.

A Transpeciais segue as principais tendências mercadológicas mundiais, visando a comodidade e a segurança do serviço prestado e realiza investimentos constantes em capacitação profissional e recursos tecnológicos.

Assim como a maioria das empresas brasileiras, a Transpeciais vem sofrendo com os efeitos da pandemia, já que cada cliente impõe suas regras para entrada nas unidades fabris, gerando atrasos nas operações de carga e descarga e diminuindo a produtividade. Além disso, muitos colaboradores têm se afastado do trabalho por suspeita de Covid-19, mesmo sem ter certeza da contaminação, já que os testes são restritos.

Segurança Sanitária

Para evitar a proliferação do vírus entre profissionais, clientes e parceiros, a empresa distribui itens de segurança, como máscaras e luvas, e implementou procedimentos para higienização das cabines. Também adotou o home office para as pessoas do grupo de risco, assim como processos rigorosos para evitar contaminação, principalmente nos momentos de alimentação nas estradas e nos clientes.

De acordo com Adalcir Ribeiro Lopes, diretor-presidente da empresa e diretor do Setcemg, o faturamento da empresa sofreu uma queda de 60% por conta da diminuição da eficiência dos trabalhos e da perda de tempo com burocracias e procedimentos para evitar contaminação.

“Estamos todos estressados por conta do cancelamento de trabalhos, o que gera grande insegurança por parte dos colaboradores quanto à garantia do emprego. Isso abala o emocional e acaba exigindo uma maior atenção e atuação da diretoria para acalmar os ânimos e trazer paz para o ambiente de trabalho”, comenta.

Investimentos

Nos últimos anos, a empresa adquiriu novas carretas e cavalos mecânicos, bem como investiu na construção de uma nova garagem, que deve ficar pronta em setembro de 2020. Com a pandemia, a Transpeciais precisou suspender os pagamentos do FINAME e de impostos, conforme liberado pelo Governo Federal. “Esperamos que venham mais medidas que nos ajudem a passar por esta crise”, afirma Lopes. A empresa também utilizou o benefício da MP 936, reduzindo a carga horária de seus colaboradores em 50% e suspendendo contratos de trabalho de 40% de seus motoristas.

“Nunca passamos por uma situação deste tipo, principalmente por não saber quanto tempo irá durar. Mas estamos todos no mesmo barco e vamos sair juntos desta crise, temos de acreditar nisso e nos unir para trazer um ambiente de calma e paz no ambiente de trabalho”, alerta.

Lopes acredita que este momento desafiador mudará a forma com que a empresa irá atuar, principalmente em função das novas ferramentas de trabalho, como reuniões pela internet, evitando perda de tempo com deslocamentos, e a modalidade de trabalho em casa, que demonstrou ser tão eficiente quanto a presencial. “São novas maneiras de ver o mercado de trabalho”, conclui.

Com informações do Sindipesa

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.