Scroll Top

Vander defende o Sistema S em entrevista ao jornal O Tempo

Em entrevista publicada, no último sábado (26), pelo jornal O Tempo, Vander Costa, futuro presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), fala dos desafios à frente da entidade.

Minientrevista

‘O primeiro objetivo é manter o Sistema S’

Para Vander Costa, futuro presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o conjunto propicia crescimento econômico.

Qual a expectativa para o início dos trabalhos como presidente da CNT? Qual a principal demanda dessa próxima gestão?

 

O primeiro objetivo é manter o Sistema S. O governo entrou agora de forma equivocada, a nosso ver, com relação ao que pode e o que precisa ser feito. Apesar das distorções que podem existir, acreditamos que não é retirando investimento que vá resolver. Há ferramentas, como o TCU, para corrigir problemas. O Sistema S é muito importante, estamos prevendo um crescimento de 2% a 3%. Sempre se fala que falta mão de obra qualificada no país, então, retirar um sistema que qualifica o trabalhador não é um bom caminho. E é um sistema voltado para atender o trabalhador. Cuidamos, por exemplo, do atendimento odontológico e psicológico dos motoristas. O primeiro desafio é defender esse sistema, pois propicia um crescimento sustentável da economia.

Como está o contato da CNT com essa nova equipe econômica do governo?

Estamos otimistas, somos favoráveis à política liberal que vai propiciar o crescimento. Para melhorar o transporte, quanto mais mercadoria para ser transportada é benéfico. Agora, existem situações do governo na parte econômica que não estamos conseguindo interlocução boa com eles. Parece que têm evitado conversar com os empresários, é uma falha que está havendo, a forma de comunicar. Enquanto empresários, temos o conhecimento da situação e podemos oferecer recursos e alternativas ao governo, que só conversa com a gente basicamente apenas pela imprensa. Esperamos que essa situação melhore, queremos contribuir mais para o governo. Temos uma série de pesquisas com dados muito úteis ao crescimento econômico, temos ideias e sugestões.

Que lições a CNT tirou da paralisação dos caminhoneiros no ano passado?

Não temos nada a ver com a paralisação, foram os carreteiros autônomos, que têm uma confederação própria, isso é sempre bom esclarecer. Mas aprendemos que precisamos melhorar nossa comunicação e nosso poder de convencimento. Eu, pessoalmente, antes da paralisação, estive na Petrobras e no governo para sinalizar a eles que havia risco de paralisação se a política de preços continuasse daquela forma. Apoiamos o preço de mercado, mas com a previsibilidade.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.