Debate público “Trens de Minas” tem ainda reivindicação de que acordos de antecipação sejam revistos pelo governo federal, que por sua vez apoia agenda nesse sentido
A Comissão de Transporte e Obras Públicas promoveu o debate público “Trens de Minas” para garantir recursos proporcionais na revisão das concessões da malha ferroviária no Estado, na terça-feira (18), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Desde 2020, o governo federal está antecipando a renovação dos contratos com as empresas que operam ferrovias, mas Minas Gerais ficou com uma parcela pequena desses recursos embora tenha grande parte da malha em seu território. Deputados federais, estaduais, representantes do governo estadual e federal debateram a necessidade de revisar as concessões e de valorizar a malha ferroviária em Minas.
O vice-presidente do SETCEMG, Adalcir Lopes, compôs a mesa de debates e falou sobre a importância da intermodalidade no escoamento da produção. “A conectividade entre os modais é fundamental para o desenvolvimento do país, especialmente entre o ferroviário e o rodoviário, em Minas Gerais”, colocou.
A discussão ocorreu na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Os participantes demandaram que as contrapartidas das concessionárias que cabem ao Estado sejam destinadas a uma conta específica de Minas para essa finalidade, e não ao caixa único do Tesouro Federal, como ocorre hoje.
O debate reuniu parlamentares estaduais e federais, prefeitos e outras autoridades. Os deputados Tadeu Martins Leite (MDB), presidente da ALMG, Oscar Teixeira (PP), Antonio Carlos Arantes (PL) e Roberto Andrade (PRD) e a deputada Lohanna (PV) defenderam que Minas deve receber os recursos de acordo com a extensão de sua malha ferroviária.
O presidente da ALMG ainda pontuou o tema como urgente, devendo estar, por sua relevância, ao lado da discussão sobre a dívida de Minas com a União.
Com informações da ALMG.
Foto: Elizabete Guimarães