Scroll Top

MEIO AMBIENTE

O Setcemg disponibiliza para suas associadas uma assessoria ambiental para o transporte correto e seguro dentro das normas estabelecidas de respeito e cuidado com o meio ambiente.

A assessoria é realizada por meio de uma parceria firmada com o escritório Rocha Cerqueira Sociedade de Advogados, especializado em direito ambiental, para esclarecer as dúvidas das transportadoras relacionadas à legislação vigente e sobre ações preventivas, treinamentos e licenciamento ambiental em todo o país.

A assessoria juridicoambiental elabora e divulga o calendário de obrigações legais ambientais do TRC, realiza ciclos de palestras atualizando as transportadoras sobre as novidades das legislações, dentre elas, a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF), orientando inclusive sobre a entrega do Relatório Anual de Atividades.

ALGUNS DE NOSSOS SERVIÇOS PRESTADOS

Produtos
Orienta sobre a compatibilidade entre os produtos que serão transportados num mesmo veículo e sobre os riscos que o produto oferece com relação ao embarque, desembarque, transporte e situações de emergências
Legislação
Orienta quanto à correta utilização da simbologia exigida pela legislação e normas brasileiras (rótulos de risco e painéis de segurança), tanto nos veículos quanto nas embalagens de produtos fracionados; e quanto ao uso das fichas e envelopes de emergências e uso correto dos equipamentos individuais de segurança (EPI's) e de emergência
Documentação
Orienta e requer as licenças e autorizações ambientais obrigatórias em diversos estados do país, bem como as demais obrigações de cunho ambiental necessárias para o regular desenvolvimento da atividade de transporte
Treinamentos
Capacita periodicamente os profissionais envolvidos nas operações de transporte, manuseio, carga e descarga de produtos perigosos
Situações Emergenciais
Atende e orienta a empresa e seus colaboradores em qualquer situação de emergência, visando evitar, minimizar e recuperar eventuais danos ao meio ambiente.

O departamento realiza ainda palestras e treinamentos sobre a legislação e as obrigações ambientais para o transporte de produtos perigosos e participa das ações da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) das transportadoras com a realização de palestras sobre a coleta seletiva do lixo.

Abaixo, listamos conteúdos importantes sobre o tema:

Seta Vermelha Legislação:

JÁ É UM ASSOCIADO SETCEMG?

TIRE SUAS DÚVIDAS E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.