Por Carlos Augusto Silveira
Já apresentamos em artigos anteriores, os estudos relativos a influência da velocidade e da capacidade de transporte do veículo, na produtividade e nos custos operacionais. Vamos agora trabalhar a influência do tempo de carga e descarga nos resultados.
III – INFLUÊNCIA DO TEMPO DE CARGA E DESCARGA
Vamos continuar usando as equações para mensuração dos resultados.
Equações usadas na simulação
A seguir apresenta-se as várias equações que auxiliam na elaboração da análise da influência da velocidade na produtividade e nos custos operacionais:
1ª. Produção do veículo em Km mês:

2ª. Produção do veículo em número de viagens por mês


3ª Produção do veículo em termo de toneladas transportadas por mês


4ª. Dimensionamento da frota (quantidade de veículos necessários)


Sendo:
DC – Dias calendário
DM – Dias de manutenção por mês
DO – Dias ociosos (veículo podendo produzir, não está sendo utilizado)
HD – Horas de utilização do veículo por dia
KMi e KMv – quilometragem na ida e na volta
TC – Tempo para carregar em horas
TD – Tempo para descarregar em horas
TRi -Tempo de repouso motorista na ida
TRv – Tempo de repouso do motorista na volta
VMi – Velocidade média na ida
VMv – Velocidade média na volta
CAPV – Capacidade transporte do veículo me toneladas por viagem
β– Taxa de utilização do veículo
D – Demanda em toneladas, viagens ou Km mês
DMa – Dias de manutenção do veículo em 1 ano.
Vamos para a solução:
1ª. Quantidade de veículos necessários:


2ª Produção em Km/veículo mês


3ª Produção do veículo em termo de toneladas transportadas por mês


4ª. Produção do veículo em número de viagens por mês


Vamos para análise da influência do tempo de carga e descarga na produtividade e nos custos operacionais:
Deseja-se saber a influência do tempo de carga e descarga na produtividade e nos custos operacionais, portanto vamos simular o tempo de carga e descarga variando de 1,60 horas por viagem até 2,40 horas, conforme evidenciado no quadro a seguir. Observar que:
• A redução do tempo de carga e descarga de 2 horas (1 hora para carregar e 1 uma para descarregar) para 1,60 horas (redução de 20%) provoca:
– Necessidade de 5,6 veículos para atender a demanda (-6,67%),
– Aumento do custo mensal em 4,2% (custo mensal passando de R$ 17.000,00 para R$ 17.714,29);
– Redução de 2,73% no custo por toneladas transportada e 2,95% no custo por quilômetro.
-Aumento da produção em quilômetros mês na ordem de 7,14%, e quantidade de viagens mês, na ordem de 7,2%.
• Aumento do tempo de carga e descarga de 2 horas para 2,4 horas(aumento de 20%) provoca:
– Necessidade de 6,4 veículos para atender a demanda (+ 6,67%),
– Aumento dos custos operacionais: – custos por km (+2,94%); custos por tonelada (+2,71%) e custos por viagem (+2,74%.
– Redução na produção mensal: – quilômetros e toneladas (-6,25%) e quantidade de viagens, redução de 6,2%.


O quadro a seguir sinaliza resumidamente, que a redução do tempo de carga e descarga reduz a quantidade de veículos necessários para atender certa demanda, reduzindo também os custos por viagem, por tonelada e por quilômetro.


