Na última segunda-feira (9), a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas) se reuniu na sede da Fetcemg para discutir, entre outras demandas, as alterações no regimento interno da comissão.
Estiveram presentes representantes dos órgãos que integram a comissão, dentre eles a Federação, Feam, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ibama, Guarda Florestal, Copasa, DNIT, ANTT, entre outros.
Durante o encontro, além da revisão do regimento interno da comissão, foi abordado a criação de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente que propõe a gestão de área de risco, uma proposta da comissão para realização do mapeamento de locais mais sensíveis a acidentes, corredores ecológicos, mananciais, entre outros, visando a melhoria dos traçados da rodovia, instalação de pontos de apoio de atendimento à emergência em caso de acidentes envolvendo emergências ambientais. O projeto está na fase de levantamento de empresas que poderiam fazer este mapeamento.
Durante a reunião, foram indicadas as primeiras ações para a realização do Seminário de Emergências Ambientais, que tem a parceria da Fetcemg e do Setcemg. O primeiro passo foi a definição de um comitê organizador, que se reunirá em abril para dar início à preparação do evento.
Além disso, foi divulgado o calendário com as datas previstas para os próximos encontros.
COMJOVEM NA P2R2
A COMJOVEM BH e Região, representada pelo coordenado Antônio Lodi, participou da reunião da Comissão, onde apresentou o trabalho desenvolvido pela comissão, colocando-se disponível para apoiar o trabalho desenvolvido.
“Este trabalho é importante, pois torna a comunicação entre os órgãos ambientais e o transporte ainda mais próxima”, explicou Lodi.
