LUCERNE, Suíça (Reuters) – A montadora sul-coreana Hyundai apresentou nesta quarta-feira (7) os primeiros sete caminhões movidos a hidrogênio para clientes na Suíça, dos 50 veículos programados este ano para trazer veículos comerciais com emissão zero para as estradas europeias.
Para longas distâncias, os proponentes dizem que os caminhões movidos a hidrogênio têm uma vantagem sobre os rivais elétricos, pois têm maior alcance e exigem menos tempo de carregamento, mas sua absorção e produção em massa têm sido lentas porque são caros.
No entanto, um estudo da McKinsey em janeiro disse que uma vez que as eficiências relativas das fontes de energia e os custos de vida útil de um caminhão forem levados em consideração, o hidrogênio verde poderá atingir a paridade de custo com o diesel até 2030.
A Hyundai tem feito parceria com empresas suíças para construir uma cadeia de valor cobrindo a produção de hidrogênio verde a partir de hidrelétricas, estações de recarga de hidrogênio e serviço e manutenção dos caminhões.
Os clientes, que incluem a rede de supermercados Migros, estarão alugando os caminhões da Hyundai Hydrogen Mobility (HHM) para transportar mercadorias por todo o país, com o apoio da nova infraestrutura de hidrogênio.
Os arrendamentos são pagos conforme o uso e não requerem um investimento inicial. A Hyundai planeja colocar 1.600 caminhões nas estradas suíças até 2025.
Seus caminhões H2 Xcient têm uma pilha de célula de combustível de 190 quilowatts e sete tanques de alta pressão contendo 32 kg de hidrogênio, o que lhes dá uma autonomia muito maior do que veículos similares movidos a baterias elétricas no mercado agora.
A HHM foi criada pela Hyundai e pela startup suíça H2 energy no ano passado para fazer parceria com a Hydrospider, uma joint venture da H2 Energy, a fabricante de gás industrial Linde e a concessionária de energia suíça Alpiq.
A Hyundai planeja uma capacidade de produção de 2.000 unidades de células de combustível Xcient por ano até 2021 para apoiar seus planos de expansão conforme a demanda por transporte limpo cresce.
Ele vê a Suíça como um caso de teste para células de combustível de hidrogênio no transporte de mercadorias pesadas, disse In Cheol Lee, vice-presidente executivo e chefe da divisão de veículos comerciais da Hyundai Motor Company.
“Com a entrega bem-sucedida dos primeiros caminhões com célula de combustível H2 Xcient, temos o orgulho de anunciar nosso plano de expansão além da Europa para a América do Norte e China, onde já estamos fazendo um grande progresso”, disse ele.
Quanto à Europa, a Hyundai disse que terá como alvo a Áustria, Alemanha, Holanda e Noruega.
Agência Reuters
