Scroll Top

SETCEMG EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

nota-oficial

Sobre a importância do Transporte Rodoviário de Cargas para a sociedade

Todos os dias, as mídias, autoridades e órgãos de imprensa culpam os caminhões pelos acidentes e pelas péssimas condições das estradas.

O transporte rodoviário de cargas (TRC) é o maior e o mais importante modal no escoamento das produções, responsável direto pela ampliação territorial da produção, além de ser o primeiro e o mais rápido a chegar onde existe consumo e as necessidades de sobrevivência e desenvolvimento.

Um setor essencial para a economia e para o bem-estar da sociedade. Transporta combustíveis, alimentos, remédios, oxigênio, mas também sonhos e vida. O TRC gera milhares de empregos diretos e tantos outros negócios ao seu redor e contribui, ainda, com o bem-estar da sociedade pagando muitos impostos.

A atividade de transporte e logística exige altos investimentos, muita dedicação, abnegação e, principalmente, agilidade para se ajustar às inúmeras variáveis do dia a dia, que prejudicam a produtividade. Congestionamentos, paralisações, tempo de carga e descarga excessivo, isso sim podemos chamar de “Custo Brasil”.

Os transportadores, em sua maioria, têm seus motoristas selecionados, capacitados e monitorados; possuem frota nova e moderna, com manutenção regular junto ao fabricante, e SEMPRE colocam a segurança em primeiro lugar. Não provocamos e não queremos acidentes.

As condições de nossas estradas sem a devida manutenção, construídas sem priorizar os conceitos básicos para sua execução, com materiais de baixa qualidade, pavimentação sem geometria adequada e irregularidades na pista de rolamento, além de sinalização ineficiente e ultrapassada, sem protocolos de atendimento de acidentes e obras, e nenhum padrão de segurança e respeito ao usuário são, essas sim, as grandes responsáveis pelos acidentes.

O poder público e os órgãos responsáveis deveriam fiscalizar e cobrar os compromissos assumidos quando das concessões, exigir manutenção adequada e preventiva, viadutos nas principais passagens e cruzamentos, trevos de acesso às rodovias secundárias, duplicação em trechos críticos, até mesmo faixas adicionais para os veículos carregados e separação de pistas com guard rails ou defensas. Isso sim são bandeiras a serem levantadas para evitar acidentes e congestionamentos, reduzir os custos e, sobretudo, preservar a vida dos cidadãos.

Temos diferentes tipos de transportadores e uma simples fiscalização é capaz de identificar aqueles que seguem as leis, que treinam e tratam seus motoristas como seres humanos e que colocam a segurança em primeiro lugar.

Querer proibir trânsito de caminhões, por qual motivo? A economia do estado e do país depende da livre movimentação de mercadorias e Minas Gerais, em especial, tem no minério de ferro e nos produtos siderúrgicos, por exemplo, segmentos de vital importância para sua economia, gerando empregos, riquezas e impostos.

Somos um estado de montanhas, temos a maior malha rodoviária, a segunda maior frota do país e somos o estado que há anos não investe na qualidade e modernização de suas estradas, mas o culpado é o caminhão? São os transportadores? Nem obras emergenciais, pontes estreitas e a recuperação dos danos causados pelas chuvas de 2021 foram resolvidos. É mais fácil culpar o tráfego de caminhões pelas péssimas condições das estradas!

Há quantos anos não vemos uma obra estruturante, com foco nas melhorias de nossa infraestrutura viária? Hoje, utilizamos mais de 50% do número necessário de caminhões somente para suprir as perdas com a produtividade, congestionamentos e limitações de tráfego. Quantos automóveis e caminhões novos entraram em operação nestes últimos 10 anos? Mas as estradas continuam com os mesmos problemas que são os mesmos há décadas, nada foi feito, e será que a solução é deixar de produzir e transportar? Para onde irá nossa economia?

Minas Gerais é o entroncamento do Brasil, várias rodovias cruzam nosso estado, somos passagem na movimentação do Sul e Sudeste em direção ao Norte e Nordeste, e do Oeste para Leste, transportando minerais e produtos agrícolas para exportação e para o consumo. Estimamos que pelo menos 50% dos veículos que passam por nosso estado não transportam nossos produtos e estão apenas de passagem em direção aos outros estados do país.

Não é hora de criticar ou buscar culpados em um setor, que já está fragilizado pelos altos custos de seus insumos, pela falta de segurança jurídica após decisões equivocadas de nosso judiciário. Precisamos fortalecer o setor e nos estruturar para tirarmos vantagem da posição geográfica de Minas Gerais. A logística e o transporte serão o futuro do nosso estado.

Está na hora de, juntos, entendermos os problemas e as necessidades, acharmos uma solução e passar a exigir políticas de Estado voltadas para o desenvolvimento, geração de riquezas e empregos e pela segurança das pessoas. Precisamos produzir, gerar riquezas, precisamos transportar, pois, sem caminhão o Brasil para.

O SETCEMG, sindicato que agrega transportadores formais e estruturados, se coloca à disposição para esclarecer as necessidades do setor, identificar as dificuldades e colaborar para que se encontre uma solução que atenda aos interesses da sociedade como um todo.

Caminhão não é o vilão, caminhão é a solução.

Juntos seremos mais fortes.

SETCEMG – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS E LOGÍSTICA DE MINAS GERAIS

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2023.

Leave a comment

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.