A empresa 4UM Investimentos vence leilão da BR-381/MG
BR-381/MG será administrada pela Empresa 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada (Corretora Sita Investimentos), que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT) nesta quinta-feira (29/8), na B3, em São Paulo (SP). O vencedor do certame vai investir R$ 9 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.
O grupo apresentou o valor de desconto de tarifa de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km), com data base de jan/23. O outro concorrente foi a Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégica Investimento no Exterior (Corretora XP Investimentos), com uma proposta de desconto de 0,10%.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (SETCEMG) comemorou o resultado positivo do leilão da BR381 no trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará), até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.
Há mais de 20 anos o SETCEMG faz pleitos pela duplicação da rodovia junto aos órgãos federais, participa de iniciativas com outras entidades representativas da sociedade civil, como o movimento Nova 381, Movimento Pró-Vidas da BR381, dentre outros.
O presidente do SETCEMG, Antonio Luis da Silva Junior, ressaltou que o setor aposta bastante na concessão, pois está amargando prejuízos com perda de produtividade e tempo de viagem na estrada. “A gente espera que as obras não demorem tanto. Estamos apostando no sucesso”, reforçou.
Para Adalcir Lopes, vice-presidente do SETCEMG, que participou do leilão em São Paulo, representando o Sindicato, o leilão sensacional para Minas Gerais. “Teremos um grande trecho duplicado, com novo traçado. Viajo muito para Ipatinga. Já me acidentei naquele trecho e sabemos do perigo da rodovia. Sua duplicação irá salvar vidas e impulsionar o desenvolvimento não somente da região, mas de todo país”, comemorou.
Adalcir destacou que foi fundamental para o sucesso do leilão a retirada do certame dos dois lotes que vão de Belo Horizonte a Caeté e que foram assumidos pelo Governo Federal. O primeiro deles, do Anel Rodoviário ao Rio das Velhas, já foi licitado e as obras deverão ser iniciadas e o segundo da Serra de Caeté será licitado até setembro. “O ministro Renan resolveu assumir e seremos exitosos”.
Legenda: Alan (ANTT), Adalcir (SETCEMG) e Marcelo Alcides da ANTT
A cerimônia foi prestigiada pela participação dos ministros dos Transportes, Renan Filho, das Minas Energia, Alexandre da Silveira, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Rafael Vitale, diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio, pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, além de parlamentares do estado mineiro, como Reginaldo Lopes e Celinho do Sinttrocel.
A concorrência
A 4UM Investimentos venceu a disputa ao apresentar a proposta de desconto com a menor tarifa de pedágio, critério do leilão, com aporte financeiro vinculado à concessão. Isto é, a classificação como a melhor proposta econômica que apresentasse o maior valor de desconto sobre a tarifa básica de pedágio. Este requisito buscou garantir tarifas mais justas aos usuários, aliadas à sustentabilidade do contrato de concessão.
Além da 4UM Investimentos, a disputa desta quinta-feira recebeu a carta proposta do consórcio Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégia Investimentos no Exterior. Os dois grupos são estreantes em leilões de infraestrutura.
Ambos os consórcios que participaram do leilão têm no comando grupos de investimentos. Opportunity Dinâmico FIP de Multiestratégia e Investimento no Exterior fez oferta de desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 0,10%, sem contraproposta. O Grupo Opportunity, controlador da Monte Rodovia, responsável pelas concessionárias Bahia Norte (CBN), na Bahia, e Rota do Atlântico (CRA) e Rota dos Coqueiros (CRC), em Pernambuco, que juntas somam 182 quilômetros. A Opportunity também opera no Porto de Santos, em São Paulo, por meio da empresa Santos Brasil.
Já a 4UM Investimentos reúne ações das empresas MLC, Aterpa e Senpar e, com a vitória, estreia no segmento de infraestrutura. O consórcio tem sede em Curitiba e soma mais de R$ 7 bilhões sob sua responsabilidade. Especializada em investimentos de longo prazo, a 4UM concluiu a estruturação de um fundo em participações para atuar em leilões de rodovias. Entre os cotistas desse fundo, estão as famílias Malucelli, Salazar, Federmann e Backheuser, acionistas das empresas MLC, Aterpa, Senpar e Carioca Engenharia.
Ao todo, foram quatro tentativas até o sucesso do leilão. As duas primeiras ocorreram na gestão anterior, em 2021 e 2022, quando o certame foi suspenso por falta de interessados. Na última, em 2023, o projeto da gestão anterior foi novamente apresentado com pequenos ajustes. Na última, em 2023, o projeto da gestão anterior foi novamente apresentado com pequenos ajustes, mas não recebeu propostas.
Projeto remodelado
Para assegurar o sucesso deste certame, o Ministério do Transporte remodelou o projeto adotando critérios como menor tarifa, associada a curva de aporte proporcional ao Capex, o investimento captado previsto. Também houve alteração nos valores de Capex, que passou de 6,03 bilhões para R$ 5,58 bilhões (R$ 2,7 bilhões VPL), e de Opex, (investimento em serviços operacionais), ficando em R$ 3,75 bilhões (R$ 920 bilhões VPL) no lugar dos R$4,06 bilhões da proposta anterior.
Outro aspecto crucial foi a decisão do Ministério dos Transportes de assumir as obras de duplicação de 31,4 quilômetros, no trecho que vai da capital Belo Horizonte a Caeté, na região metropolitana da capital mineira. Esta área foi alvo de acordos judiciais para desapropriação de terrenos às margens da faixa de domínio da estrada.
A BR-381/MG é um um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais. Atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, além de interligar os estados de Minas, São Paulo e Espírito Santo, o que resulta em um intenso fluxo de caminhões e ônibus, além de carros leves. O trecho da concessão abrange 13 cidades mineiras às margens da estrada e outras tantas que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24.733 veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e promova 80.879 empregos diretos e indiretos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhou o leilão e definiu o dia como “histórico para Minas Gerais”. “Reconhecemos a importância do investimento privado e do investimento público onde não cabe a concessão para que a gente melhore a trafegabilidade do Brasil. E aqui, como mineiro, além da mais importante e histórica realização de Minas que é duplicar a BR-381, eu agradeço ao Ministério dos Transporte pelo empenho em restabelecer a trafegabilidade em todas as rodovias mineiras para desenvolver o estado, buscar suas potencialidades regionais e gerar emprego e renda.”
O evento teve a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Rafael Vitale, além de parlamentares do estado mineiro.
O que será feito
Mediante concessão, a 4Um FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. ficará responsável por conduzir obras estruturantes e conservar a manutenção da BR-381/MG, elevando os padrões de segurança para quem trafega por esta estrada. O trecho sob administração tem início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (sentido Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG).
De maneira semelhante, serão construídos 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instalados áreas de escape, pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
Calendário de entregas e tarifas
Na proposta de concessão desenhada pelo Ministério dos Transportes, houve preocupação em assegurar um calendário célere para melhoria das condições da rodovia. A previsão é de que a assinatura do contrato ocorra no dia 28 de novembro de 2024 e já no primeiro ano sejam iniciadas as obras de recuperação e correção dos problemas que apresentam maior risco à vida dos usuários. Haverá ainda neste momento a recuperação de toda a sinalização da estrada, fato importante, tanto para quem trafega, quanto para os pedestres.
Veja no link o vídeo divulgado durante o leilão e que teve a participação do nosso diretor Gladstone Lobato: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2024/08/ministerio-dos-transportes-conclui-leilao-da-br-381-mg
Com informações do Ministério dos Transportes