Scroll Top

BR-262: obstáculos e riscos para quem segue rumo ao litoral e ao Triângulo

triangulo

Para quem segue de Minas Gerais em direção ao Espírito Santo, vencidos os riscos da Rodovia da Morte – a BR-381 entre Belo Horizonte e João Monlevade – a BR-262 rumo ao litoral revela novos desafios: falta de conservação do pavimento, histórico de quedas de barreiras e muitos acidentes. Mas é depois da rodovia em Minas Gerais que o perigo pode se tornar ainda maior, uma vez que mesmo em condições ruins, o trecho mineiro, com 11 mortes nos recessos de dezembro e janeiro, se mostra menos violento do que o capixaba, com 18 vítimas, como mostra levantamento da reportagem do Estado de Minas considerando o período de 20 de dezembro a 31 de janeiro em cinco anos, de 2019 a 2023.

Já no sentido oposto da BR-262, rumo ao Triângulo Mineiro, onde há pedágio e conservação, o motorista se expõe a menos riscos, ainda que eles existam e não sejam poucos. Para identificar os segmentos que exigem maior atenção nessa estrada que corta Minas Gerais de Leste a Oeste, a equipe do EM criou elaborou informações, com base em dados oficiais, que podem ajudar no planejamento dos motoristas mineiros durante o período de movimento intensificado pelas festas e recesso próximos.

Com base em informações de estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de concessionárias dos trechos pedagiados, o levantamento do EM aponta os principais fatores que têm impacto na segurança viária, como chuvas e condições do pavimento, além de pontos críticos para risco de acidentes.

Nos 230 quilômetros entre João Monlevade e Martins Soares, foram 125 acidentes, 11 mortes e 187 feridos no trecho mineiro durante o período analisado, sobretudo devido à alta velocidade em acidentes que resultaram em colisões frontais, transversais e saídas de pista.

Os trechos mais perigosos

Nesse percurso, Manhuaçu é o município que tem os pontos mais críticos, concentrando 61 acidentes, quatro mortes e 76 pessoas feridas. Abre Campo, Matipó e São Domingos do Prata têm duas mortes, cada, no período. Uma pessoa também morreu em Reduto nesses últimos cinco anos avaliados.

Entre os trechos com mais acidentes está a área urbana de João Monlevade e o Km 148, perto da ponte sobre o Rio Doce, em São Domingos do Prata. Nesse local, antes da travessia, foram registrados dois acidentes no segmento de mil metros, envolvendo cinco carros, deixando uma pessoa morta e três feridas.

João Monlevade é a partida para a BR-262, assim como o é para seguir na BR-381. Lá, os problemas começam com o intenso tráfego urbano, com travessias de pedestres e veículos rumo a destinos locais transitando entre acessos e encontrando viajantes de ritmos diferentes. A manutenção do pavimento é um obstáculo ainda mais grave com o tráfego ampliado e as chuvas.

Passadas as margens do Rio José Pedro, se inicia em Pequiá a travessia da BR-262 em território do estado do Espírito Santo, por pelo menos mais 200 quilômetros até Vitória ou vias que levam a outros destinos, como Guarapari. Uma estrada que registrou, de 20 de dezembro a 31 de janeiro dos últimos cinco anos, um total de 204 acidentes, com 18 mortes e 259 feridos, mostrando-se mais mortal do que o trecho mineiro da BR-262.

Marechal Floriano, com o registro de 24 acidentes foi o município com mais mortes nesse segmento, com seis óbitos e um total de 31 feridos. As armadilhas do trecho se traduziram em acidentes sobretudo em condições de alta velocidade, sendo as colisões frontais o tipo de desastre mais frequente.

Na região, o município de Domingos Martins vem em seguida, com um total superior de acidentes (39 registros), resultando em quatro mortes e 57 feridos. As principais causas são a exaustão ou as noites de pouco sono que levam os motoristas a dormir ao volante. Os acidentes registrados com mais frequência foram colisões contra objetos ou obstáculos.

Leave a comment

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.