O SETCEMG – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais se manifesta em apoio às empresas de transportes que foram vitimadas pela queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR 226, que liga os municípios de Estreito/MA e Aguiarnópolis/TO, que aconteceu no dia 22/12/2024.
Não bastasse serem vítimas do trágico acidente, os transportadores estão sendo responsabilizados pelo IBAMA pela remoção dos caminhões, bem como das cargas que caíram no leito do rio Tocantins. Estão sendo responsabilizadas pelo custeio dos danos que não causaram, em total desacordo com normas de responsabilidade civil previstas em nossa legislação.
É de conhecimento público as condições precárias daquela ponte, sem que nenhuma providência fosse tomada para dar condições seguras de trafegabilidade para a população, assim como para o abastecimento da região. O direito de ir e vir é constitucional.
Assim, o SETCEMG se solidariza com os transportadores que são vítimas e, portanto, não podem ser responsabilizados por nenhum custo referente ao desastre e exige providências do órgão competente, no caso o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que a situação no local seja normalizada.
Atenciosamente,
SETCEMG