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Impactos da Velocidade e Outros Fatores na Produtividade e Custos no TRC

POST-FJ-VELOCIDADE-2003

Por Carlos Augusto Silveira

Continuando os estudos, vamos avaliar a influência da velocidade nos custos e na produtividade.

II – INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE

Após lançarmos vários artigos da série DESCOBERTA, novos artigos vão compor a série OTIMIZAÇÃO, procurando evidenciar as influências na produtividade e nos custos as seguintes variáveis operacionais:

• Velocidade média;
• Capacidade transporte do veículo;
• Tempo de carga e descarga;
• Jornada mensal de trabalho;
• Jornada diária de trabalho;
• Distância.

Equações usadas na simulação

A seguir apresenta-se as várias equações que auxiliam na elaboração da análise da influência da velocidade na produtividade e nos custos operacionais:

1ª. Produção do veículo em Km mês:

2ª. Produção do veículo em número de viagens por mês

3ª Produção do veículo em termo de toneladas transportadas por mês

4ª. Dimensionamento da frota (quantidade de veículos necessários)

Sendo:

DC – Dias calendário;
DM – Dias de manutenção por mês;
DO – Dias ociosos (veículo podendo produzir, não está sendo utilizado);
HD – Horas de utilização do veículo por dia;
KMi e KMv – quilometragem na ida e na volta;
TC – Tempo para carregar em horas;
TD – Tempo para descarregar em horas;
TRi -Tempo de repouso motorista na ida;
TRv – Tempo de repouso do motorista na volta;
VMi – Velocidade média na ida;
VMv – Velocidade média na volta;
CAPV – Capacidade transporte do veículo me toneladas por viagem;
β– Taxa de utilização do veículo;
D – Demanda em toneladas, viagens ou Km mês;
DMa – Dias de manutenção do veículo em 1 ano.

Para uma melhor assimilação da fórmula, vamos ao exemplo:

Exemplo já trabalhado no artigo sobre dimensionamento de frotas na série DESCOBERTAS: Empresa industrial mantém frota de veículos na operação de transferência de 4.200 toneladas de insumos de um armazém até a sua fábrica. As variáveis operacionais estão evidenciadas a seguir:

• Distância na ida = 100 Km
• Distância na volta = 100 Km
• Velocidade média na ida e na volta: 50 km/hora
• Capacidade do veículo= 14 toneladas por viagem
• Tempo de parada do veículo por ano em manutenção = 24 dias
• Tempo para carregar= 1 hora
• Tempo para descarregar= 1 hora
• Tempo repouso na ida e na volta = desconsiderar(nula)
• Horário início de carregamento no depósito = 6:00 horas
• Horário descarga na fábrica = 6:00 horas
• Horário encerramento carregamento no depósito = 18:00 horas
• Horário encerramento descarga na fábrica = 18:00 horas
• Taxa de utilização do veículo=89,22%

Vamos para a solução:

1ª. Quantidade de veículos necessários:

2ª Produção em Km/veículo mês

3ª Produção do veículo em termo de toneladas transportadas por mês

4ª. Produção do veículo em número de viagens por mês

Vamos para análise da influência da velocidade na produtividade e nos custos operacionais:

Desejamos saber a influência da velocidade média na produtividade e nos custos operacionais unitários, portanto vamos simular a velocidade variando de 40 Km/hora até 60 Km/hora, conforme evidenciado no quadro a seguir. Observar que:

• A redução da velocidade média de 50 Km/hora para 40 Km/hora (redução de 20%) provoca:

– Necessidade de 7 veículos para atender a demanda (+16,66%),
– Redução na produção em 14,28%, seja em Km, viagens ou toneladas;
– Redução no custo mês em 8,41%;
– Aumento do custo por tonelada em 6,83%; custo por Km em 7,05% e custo por viagem
em 6,86%.

• Aumento da velocidade média de 50 Km/hora para 60 Km/hora (aumento de 20%) provoca:

– Necessidade de apenas 5,33 veículos para atender a demanda (-11,17%), –
– Aumento na produção na ordem de 12,6% (em Km, viagens e toneladas);
– Aumento do custo mensal em 7,35%;
– Redução do custo por tonelada em 4,61%; custo por Km em 4,72% e no custo por viagem na ordem de 4,58%.

Na tabela a seguir é apresentado resumidamente os impactos da velocidade nos resultados:

• Aumentar a velocidade média:

A – Reduz (diminui) – a quantidade de veículos necessários para atender a operação; os custos por viagem; por toneladas transportada, por Km rodado e os custos por ton x Km.
B – Aumenta – a produção em Km, viagens e toneladas e os custos mês, por dia e por hora.

• Reduzir a velocidade média:

A – Aumenta – a quantidade de veículos necessários para atender a operação; os custos por viagem, por toneladas transportada, Km rodado e os custos por ton x Km.
B – Reduz (diminui) – a produção em Km, viagens e toneladas e os custos por mês, por dia e por hora.

Após estudo de correlação e regressão das variáveis em função do aumento da velocidade média, apurou-se com grau de correlação (R2 ) de 98,69% os seguintes resultados: – “Aumento de 1 km/hora na velocidade média” acarreta:

• Redução de 0,0824 veículos necessários para atender a demanda;
• Redução de custos: por Km em R$ 0,096; por tonelada transportada em R$0,1374 e custo por viagem em R$ 1,9237;
• Ganho no aumento da produção: 133,77 KM; 0,6689 viagens e 9,364 toneladas.

Compreender o transporte rodoviário para uma boa gestão, vai exigir do gestor de transporte e frotas, muita paciência, curiosidade e muitos cálculos.

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