A BR-040/495/RJ/MG, estrada histórica e vital para a integração do Brasil, acaba de começar um novo capítulo. Na manhã desta quinta-feira (2/10), em Petrópolis (RJ), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram o contrato de concessão com a empresa Elovias, vencedora do leilão.
O acordo prevê R$ 8,8 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos e a retomada de obras aguardadas há décadas. Entre elas, a duplicação da Serra de Petrópolis, que ampliará de quatro para seis as faixas de rolamento, e a conclusão do túnel interrompido em 2016, que encurtará em cinco quilômetros a ligação entre Rio e Petrópolis e desviará parte do tráfego pesado, trazendo mais segurança e agilidade.
Em sua fala, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, disse que, além das obras estruturais, a concessão inclui faixas adicionais, ciclovias, túneis, passarelas, pontos de ônibus, áreas de escape e um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros. O contrato também garante tarifas mais acessíveis, com descontos de até 60% em algumas praças de pedágio. “Nosso papel é fiscalizar e garantir que cada obrigação contratual seja cumprida. Esse projeto é da sociedade e nosso compromisso é entregar infraestrutura moderna, tecnologia e tarifas justas”, disse.
O contrato cobre 218,9 quilômetros de rodovia, entre Juiz de Fora (MG) e o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro, além da BR-495, em Itaipava (RJ). O trecho, que recebe diariamente mais de 49 mil motoristas, é estratégico tanto para o escoamento de cargas em Minas Gerais e Centro-Oeste quanto para o turismo da Região Serrana fluminense, conforme explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Hoje, a BR-040 começa a escrever uma nova história. Vamos devolver qualidade de vida e segurança a todos que utilizam essa rodovia tão importante para o Brasil”, afirmou.

As obras vão gerar cerca de 72 mil empregos diretos e indiretos, dinamizando a economia de pelo menos 10 municípios, como Juiz de Fora, Três Rios, Petrópolis, Duque de Caxias e o próprio Rio de Janeiro.
Para o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, trata-se de uma virada de página. “A Serra de Petrópolis, que sempre foi um gargalo, vai finalmente ganhar a infraestrutura que precisa. Isso significa mais desenvolvimento, mais turismo e, principalmente, mais qualidade de vida para nossa população”, celebrou.
A BR-040 tem relevância histórica e foi a primeira rodovia pavimentada do país. Inaugurada em 1928, já ligava o Rio à cidade imperial como Estrada União e Indústria, inaugurada por Dom Pedro II. Hoje, mais de 160 anos depois, ela se prepara para entrar em uma nova era, com infraestrutura compatível com as demandas do século 21.
“Daqui a 100 dias voltaremos aqui para prestar contas e mostrar o que mudou. Essa é uma nova fase para a BR-040, construída com responsabilidade, parceria e compromisso com o futuro”, concluiu o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.