Na quinta-feira (12/02), ocorreram as Assembleias Geral Ordinária (AGO) e Geral Extraordinária (AGE) na sede do SETCEMG, com participação presencial e transmissão simultânea para as unidades regionais. Reunindo empresas associadas e representantes dos setores de transporte, logística e armazenagem, os encontros reafirmaram o compromisso da entidade com a representatividade, a escuta ativa e o fortalecimento institucional diante dos desafios da “Negociação Coletiva de Trabalho – CCT 2026/2027”.
Na AGO foi proposta e aprovada por unanimidade as contas do Balanço Patrimonial e os Demonstrativos Econômicos e Financeiros referentes ao exercício de 2025, permitindo uma análise criteriosa das contas, documentos e resultados alcançados. O momento foi marcado pela transparência e pela responsabilidade na gestão, pilares que sustentam a credibilidade da entidade junto aos seus associados.
De acordo com o presidente do sindicato, Antonio Luis da Silva Junior, “em 2025 conseguimos equilibrar as contas e manter as reservas do SETCEMG, apesar dos investimentos e das aberturas das unidades regionais. Para 2026 teremos um ano desafiador, mas nossas previsões são de conseguir novas realizações e manter nossas reservas intactas”, explicou.
A AGE, em seguida, definiu as diretrizes da negociação coletiva e autorizou a Diretoria a conduzir as tratativas e representar a categoria em eventuais dissídios. Foram estabelecidos os critérios e o valor da Contribuição Assistencial Patronal também, conforme a legislação e o entendimento do Supremo Tribunal Federal.
“Foi estabelecida a autorização para que o sindicato possa negociar em nome das empresas e instituir a comissão de negociação. Aproveitamos para ouvir sugestões e estabelecer parâmetros que nortearão as negociações”, acrescentou o presidente.



