Por Carlos Augusto Silveira
Dando continuidade ao estudo de avaliação dos impactos das variáveis na produtividade e nos custos operacionais no TRC, vamos explorar a influência da capacidade de transporte do veículo, expresso em toneladas por viagem.
I – CAPACIDADE TRANSPORTE DO VEÍCULO
Equações usadas na simulação
A seguir apresenta-se as várias equações que auxiliam na elaboração da análise da influência da velocidade na produtividade e nos custos operacionais:
1ª. Produção do veículo em Km mês:
2ª. Produção do veículo em número de viagens por mês
3ª Produção do veículo em termo de toneladas transportadas por mês
4ª. Dimensionamento da frota (quantidade de veículos necessários)
Sendo:
DC – Dias calendário
DM – Dias de manutenção por mês
DO – Dias ociosos (veículo podendo produzir, não está sendo utilizado)
HD – Horas de utilização do veículo por dia
KMi e KMv – quilometragem na ida e na volta
TC – Tempo para carregar em horas
TD – Tempo para descarregar em horas
TRi -Tempo de repouso motorista na ida
TRv – Tempo de repouso do motorista na volta
VMi – Velocidade média na ida
VMv – Velocidade média na volta
CAPV – Capacidade transporte do veículo me toneladas por viagem
β– Taxa de utilização do veículo
D – Demanda em toneladas, viagens ou Km mês
DMa – Dias de manutenção do veículo em 1 ano.
Para uma melhor assimilação da fórmula, vamos ao exemplo:
Exemplo já trabalhado no artigo sobre dimensionamento de frotas na série DESCOBERTAS: Empresa industrial mantém frota de veículos na operação de transferência de 4.200 toneladas de insumos de um armazém até a sua fábrica. As variáveis operacionais estão evidenciadas a seguir:
• Distância na ida = 100 Km
• Distância na volta = 100 Km
• Velocidade média na ida e na volta: 50 km/hora
• Capacidade do veículo= 14 toneladas por viagem
• Tempo de parada do veículo por ano em manutenção = 24 dias
• Tempo para carregar= 1 hora
• Tempo para descarregar= 1 hora
• Tempo repouso na ida e na volta = desconsiderar(nula)
• Horário início de carregamento no depósito = 6:00 horas
• Horário descarga na fábrica = 6:00 horas
• Horário encerramento carregamento no depósito = 18:00 horas
• Horário encerramento descarga na fábrica = 18:00 horas
• Taxa de utilização do veículo=89,22%
Vamos para a solução:
1ª. Quantidade de veículos necessários:
2ª Produção em Km/veículo mês
3ª Produção do veículo em termo de toneladas transportadas por mês
4ª. Produção do veículo em número de viagens por mês
Vamos para análise da influência da capacidade de transporte na produtividade e nos custos operacionais:
Desejamos saber a influência da capacidade de transporte na produtividade e nos custos operacionais unitários, portanto vamos simular a capacidade de transporte de 11,2 toneladas até 16,8 toneladas, conforme evidenciado no quadro a seguir. Observar que:
• A redução da capacidade de transporte de 14 toneladas por viagem para 11,2 toneladas (redução de 20%) provoca:
– Necessidade de 7,5 veículos para atender a demanda (+7,14%),
– Redução na produção mensal em toneladas transportadas em 20,00%, porém, não afeta a produção em Km e na quantidade viagens;
– Aumento do custo por tonelada em 24,86%, não influenciando no custo por km e nem no custo mensal.
• Aumento da capacidade transporte de 14 toneladas para 16,8 toneladas (aumento de 20%) provoca:
– Necessidade de apenas 5 veículos para atender a demanda (-16,66%),
– Aumento na produção em toneladas na ordem de 20,00%, não exercendo influência na produção mensal em Km e na quantidade de viagens necessárias para atender a demanda;
– Redução do custo por tonelada, passando de R$ 24,29 para R$ 20,24 em mensal (-16,68%);
Na tabela a seguir é apresentado resumidamente os impactos da capacidade de transportes nos resultados:
• Aumentar a capacidade de transporte:
A – Reduz (diminui) a quantidade de veículos necessários para atender a operação e aumenta os custos por tonelada transportada;
B – Aumenta a produção em toneladas.
• Reduzir a capacidade de transporte:
A – Aumenta a quantidade de veículos necessários para atender a operação e reduz os custos por tonelada transportada;
B – Reduz (diminui) a produção em toneladas e provoca aumento nos custos por tonelada
Após estudo de correlação e regressão das variáveis em função do aumento da capacidade de transporte, apurou-se os seguintes resultados: – “Aumento de 1 tonelada de transporte por viagem” acarreta:
• Redução em 0,4417 veículos necessários para atender a demanda;
• Redução nos custos por tonelada transportada em R$ 1,7877;
• Aumento na produção mensal na ordem 50 toneladas.