O Movimento Pró-Vidas da BR-381 apresentou, nesta semana, a campanha dos R$650 milhões na Câmara dos Vereadores de João Monlevade. O objetivo da campanha é obter o apoio institucional e político para que seja inserido no orçamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o de valor de R$ 650 milhões necessários para a realização das obras na BR381 no trecho de Caeté a Belo Horizonte.
Os representantes do Movimento foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Fernando Linhares e pelo prefeito do município, Laércio Ribeiro, com o apoio e a presença de deputados, prefeitos e lideranças da região.
Para Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR381, avaliou como positiva a reunião. “Apresentamos a nossa campanha mostrando que a duplicação da BR 381 é a obra estruturante mais importante do estado, que tem o apoio de várias entidades, dentre elas: OAB-MG, FEDERAMINAS, FCDL, CREA-MG FETCEMG, SETCEMG. Os recursos são fundamentais para que as máquinas estejam na pista em 2026”.
Próximos passos
O Movimento, desde julho de 2025, promove visitas e reuniões com órgãos públicos ligados à duplicação da BR381, como deputados, prefeitos e outros. Ações como audiência pública para acompanhar os reassentamentos das famílias alojadas ao longo daquele trecho, visita à bancada mineira na Câmara dos Deputados estão sendo programadas.
Presenças
Além da presença do coordenador da bancada Mineira no Congresso Nacional, deputado Igor Timo, estiveram presentes os deputados federais Leonardo Monteiro, Rosângela Reis, representantes dos deputados Rodrigo de Castro, Newton Cardoso Junior e Hercílio Diniz e o deputado estadual Celinho Sintrocel.
Participaram ainda os prefeitos Augusto Henrique (Rio Piracicaba), Fernando Rolla (São Domingos do Prata), José Bráulio Prefeito (Dom Silvério), Waldir Caetano (Nova União), Wanderley Ribeiro (Bom Jesus do Amparo) e Geraldo Abade (Barão de Cocais), vereadores e secretários municipais da região.
