Nessa quinta-feira (28/09), aconteceu o primeiro dia da Feira de Empregabilidade do SEST SENAT, com o apoio do SETCEMG. O evento contou com palestras, estandes de transportadoras oferecendo vagas e um momento para que essas pudessem relatar seus cases de sucesso. São mais de 800 vagas sendo oferecidas durante os dois dias do encontro.
A dinâmica de estandes reforçou a ideia de Feira e pôde aproximar ainda mais o profissional que estava presente em busca de novas oportunidades das empresas que ofereciam seus serviços. O diretor da unidade, Geraldo Malta, reforçou a necessidade de mão de obra do setor. “Trabalho no SEST SENAT há 26 anos e a principal reclamação que escuto é que não há profissionais no mercado. Portanto, essa iniciativa é uma chance de trazer até as empresas o que elas estão procurando”, afirmou.
Mariana Cândida, 23 anos, trabalha com transporte de cargas e está cursando logística, disse que viu “a oportunidade bater em sua porta” quando soube que aconteceria a Feira de Empregabilidade e que poderia estar em contato com as transportadoras pessoalmente. “Muitos estandes e todos eles com várias vagas boas. Estou querendo uma no setor de Logística e a Tora tem a vaga que estou mais visado no momento em aberto”, afirmou.
Além dessa aproximação com as empresas, a Feira oferece a oportunidade para os profissionais saberem quais cursos e qualificações as vagas estão exigindo. Com isso, caso eles não estejam qualificados no momento, poderão se capacitar e estar mais preparados para as próximas oportunidades que virão.
“Aqui também é uma oportunidade das empresas mostrarem seus valores e o que buscam”, finalizou Malta.
UM MOMENTO DE REFLEXÃO E ESCUTA
Para o encerramento do primeiro dia, foi realizada a palestra de Cristiano Zanetta, conhecido como Batman do Brasil, que desenvolve um trabalho social com crianças, adolescentes e adultos que estão em processo de tratamento de câncer e querem desistir do tratamento.
Além de contar relatos vividos, Zanetta trouxe uma reflexão sobre como é importante sermos ainda mais humanos na era da inteligência artificial. “Ela vai fazer seu trabalho melhor que você, mas não será, nunca, mais humano do que você é”. Ele reforçou a importância do trabalho social e de que não se pode esquecer esse lado humano e empático que todos temos “fazer trabalho social, melhora você dentro de casa e no serviço”.
COMJOVEM BH E REGIÃO E ASSOCIADAS DO SETCEMG MARCAM PRESENÇA
O núcleo da COMJOVEM BH e Região esteve presente no primeiro dia. Ana Paula de Souza (AD Souza Transportes), coordenadora da COMJOVEM, Antonio Lodi (Transportadora Andrade), Álvaro Mello (Mello Transportes) e Leonardo Pedrosa (Transpedrosa), membros do núcleo, aproveitaram o primeiro dia da Feira.
Foram mais de dez estandes no primeiro dia e muitos deles de empresas associadas à entidade. Dentre elas, Mello Transportes, Transpes S/A, Tora Transportes, Transpedrosa, Grupo Sada, Transportadora Andrade, Lenarge Transportes e Serviços, Transavante, Patrus Transportes e muitas outras.
Diana Rodrigues, analista de RH da Transpes S/A, estava no estande da transportadora e contou: “A feira está sendo muito importante para os candidatos conhecerem um pouco sobre a empresa e a história, valores e oportunidades disponíveis”. Ela ainda disse que as expectativas para hoje (29/09) são para que o público receba “com carinho” da mesma forma que o primeiro dia.
O SETCEMG parabeniza as transportadoras que estão presentes nesta iniciativa mostrando ao público a força do transporte rodoviário de cargas e visando aproximar ainda mais a empresa de seus futuros profissionais.
