O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste vai investir R$ 500 milhões na duplicação e modernização da BR-116, em trecho que corta o Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O financiamento vai ampliar a capacidade e a segurança do principal corredor logístico que liga o Sudeste ao Nordeste do país.
O investimento contempla o segmento da rodovia entre Governador Valadares, no entroncamento com a BR-381/451, e Santa Bárbara do Leste, beneficiando municípios como Alpercata, Inhapim, Tarumirim, Ubaporanga e Santa Rita de Minas. As cidades estão incluídas na área de atuação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), o que viabiliza o acesso aos recursos do FNE.
As obras serão executadas pela concessionária EcoRodovias, responsável pela administração de 726,9 km da BR-116 pelos próximos 30 anos. O contrato de financiamento foi assinado em setembro e inclui a duplicação de 99,7 km de pistas, 15,6 km de faixas adicionais, 8 km de vias marginais, além da implantação de nove passarelas, 24 retornos, 78 acessos e 35 pontos de ônibus. Também estão previstas 16 passagens de fauna e três caixas para produtos perigosos, reforçando as medidas de segurança e sustentabilidade da rodovia.
Para o coordenador-geral de Fundos da Sudene, José Wandemberg Almeida, a iniciativa deve impulsionar a economia local. “O FNE atua como um multiplicador de oportunidades, integrando indústria, serviços e comércio, e se consolidando como um vetor de desenvolvimento nas regiões em que chega”, destacou.