Reconhecimento ocorreu durante jantar oficial da OAB/MG e marcou a primeira edição do evento, que reuniu autoridades do Judiciário, da advocacia e do setor de transporte
Autoridades do Poder Judiciário, da advocacia e do setor de transporte participaram, nessa segunda-feira (15), em Belo Horizonte (MG), da primeira edição do Fórum Jurídico da Advocacia e da Magistratura de Minas Gerais. Promovido pela OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais), o evento reuniu lideranças de diversas instituições e teve como um de seus principais destaques a homenagem ao presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, que também preside a Comissão de Transporte, Renovação Energética e Sustentabilidade da OAB/MG.
A homenagem foi concedida em reconhecimento à atuação de Vander Costa na promoção do diálogo institucional e na defesa de pautas voltadas ao fortalecimento do Estado de direito, da segurança jurídica e do desenvolvimento econômico do país. Ao agradecer a distinção, o presidente do Sistema Transporte ressaltou a relevância da cooperação entre as instituições. “O Sistema Transporte acredita profundamente no diálogo e na construção conjunta de soluções. Quando fortalecemos a justiça, fortalecemos também o ambiente de negócios, a cidadania e o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
O Fórum contou com a presença de diversas autoridades, como o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), José Afrânio Vilela; o presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o presidente da OAB/MG, Gustavo Chalfun; e a diretora executiva nacional do SEST SENAT e conselheira suplente federal da OAB Nacional, Nicole Goulart.
A primeira edição do evento também marcou a posse da nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região para o biênio 2026–2027, que será presidida pelo desembargador Sebastião de Oliveira.
Programação
A programação teve início na sede da OAB/MG, com a Reunião do Conselho e a entrega do Título de Cidadão Mineiro ao presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. Na sequência, o Fórum Jurídico foi oficialmente aberto, reunindo cerca de 200 participantes. Ao longo do dia, foram realizadas palestras e debates sobre temas como novos direitos e desafios institucionais, inovação na prestação jurisdicional, formação humanística, eleições e cidadania, a importância dos precedentes, o papel do Judiciário no desenvolvimento econômico e a segurança jurídica como base para o crescimento do país.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
