O coordenador do GT de Prevenção e Segurança do Transporte do SETCEMG, De Paula, realizou na terça-feira (25/11), treinamento aos colaboradores da Transpeciais em Ibirité, Minas Gerais, visando o motorista carreteiro e de escolta.
A Transpeciais é uma empresa especializada em transporte de cargas de projetos (importação e exportação), transporte de cargas normais, contêineres, excedentes em dimensão e/ou peso e serviços de consultoria voltados para a área de logística. Adalcir Lopes, vice-presidente do SETCEMG e também empresário do segmento de transporte de cargas superdimensionadas há 38 anos, acompanhou a capacitação.
Com o objetivo de aumentar a segurança no setor de transporte rodoviário de cargas, o inspetor De Paula abordou os seguintes temas na capacitação: Como dirigir em pista molhada; Uso indevido do celular; Álcool x Direção; Prostituição infantil; Direção Defensiva; Relacionamento Interpessoal e Importância do motorista batedor na condução de uma carga excedente.
“Os treinamentos são de fundamental importância para os motoristas profissionais devido ao esquecimento e relaxamento dos cumprimentos das normas de segurança no trânsito. Nosso trabalho é levar até os mesmos um recado direto das obrigações dos motoristas a cumprirem e colocarem em prática a direção defensiva, dirigindo de forma a evitar os acidentes mesmo com os erros dos outros motoristas”, explicou de De Paula.
De acordo com Júlia Oliveira, do setor administrativo, o treinamento do De Paula sobre segurança viária e PGR foi muito proveitoso. “Ele falou sobre direção defensiva e isso é essencial para os nossos motoristas, pois a Transpeciais transporta, em sua maioria, cargas especiais, sendo preciso cuidado e muita atenção”, explicou.
O GT de Prevenção e Segurança realiza ações de conscientização para motoristas e empresas sobre práticas seguras nas estradas e trabalha em conjunto com órgãos como a Polícia Militar Rodoviária para a prevenção de acidentes e roubos de carga. Além disso, o grupo técnico promove análise e troca de experiência com empresas do setor, buscando melhorar a competitividade e a sustentabilidade do transporte.





