Segundo o instituto o calor deve se estender até sexta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo” em razão de uma onda de calor em grande parte da Região Centro-Oeste e no estado do Tocantins. De acordo com o Inmet, a onda de calor que vai até a sexta-feira (9), teve início pouco depois do meio-dia de ontem (5). O instituto disse que há risco de morte por hipertermia.
O instituto disse que que durante este período as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região. O aviso registra alerta para as seguintes áreas: Distrito Federal, centro sul, nordeste, norte, sudeste e sudoeste mato-grossense, centro, leste, sul, norte e noroeste goiano, sudeste, sul e oeste tocantinense.
Minas Gerais
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de risco de morte devido à hipertermia para 34 cidades do Estado, todas no Triângulo, que vêm sendo impactadas há mais de 10 dias por temperaturas contínuas acima dos 40º C.
Segundo a metereologista do Inmet Anete Fernandes, o alerta foi emitido em decorrência da região estar sendo impactada desde o final de setembro com temperaturas até 5º C acima da média histórica. Esse comunicado segue protocolos internacionais e foi realizado em parceria com a Defesa Civil.
CONFIRA TODAS AS CIDADES LISTADAS NO ALERTA:
Água Comprida
Araguari
Araporã
Cachoeira Dourada
Campina Verde
Campo Florido
Canápolis
Capinópolis
Carneirinho
Centralina
Comendador Gomes
Conceição Das Alagoas
Conquista
Delta
Fronteira
Frutal
Gurinhatã
Ipiaçu
Itapagipe
Ituiutaba
Iturama
Limeira Do Oeste
Monte Alegre De Minas
Nova Ponte
Pirajuba
Planura
Prata
Santa Vitória
São Francisco De Sales
Tupaciguara
Uberaba
Uberlândia
União De Minas
Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar.
Com informações da Agência Brasil e do jornal O Tempo
