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Pioneirismo da Braspress transformou o campo de oportunidades nas estradas

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A Braspress, tradicional transportadora de encomendas nacional associada ao SETCEMG, vem aprimorando um movimento de transformação e inclusão no setor de transporte desde 1998 com o programa “Rainhas do Volante”, criado a partir da visão pioneira do Diretor-Presidente, Urubatan Helou, após uma viagem ao exterior em que observou uma mulher dirigindo um ônibus articulado – fato que desencadeou uma mudança cultural na organização.

Na época, 100% do quadro de motoristas da companhia era masculino e a Braspress a partir desse pioneirismo abriu espaço para mulheres poderem trazer ganhos não só sociais, mas também operacionais, pois por meio de estudos internos, comprovou-se que motoristas mulheres apresentam maior cuidado com os veículos (reduzindo custos de manutenção); economia de combustível; menos acidentes; e relacionamento mais cordial com os clientes.

“Por meio do projeto, mais de 1.100 mulheres já tiveram a oportunidade de atuar como motoristas na Braspress e que seguiram a carreira, seja dentro ou fora da companhia, após a chance que conseguiram aqui. Atualmente, 131 motoristas integram o nosso quadro e estamos trabalhando para alcançar a meta de 30% de mulheres na frota”, comentou Urubatan Helou.

O “Rainhas do Volante” vai além da contratação, pois também forma e desenvolve novas motoristas arcando com os custos em autoescolas para mudança de categoria da CNH; oferecendo treinamentos teóricos e práticos com simuladores de direção comentou Urubatan Helou.ção; disponibilizando apoio médico e psicológico por meio do CAMB (Centro de Apoio ao Motorista Braspress) “Basil de Barros” com exames como pressão arterial, glicemia, bafômetro e avaliação psicotécnica, além do oferecimento da Sala de Amamentação para as lactantes; e garante infraestrutura adequada com dormitórios e vestiários femininos.

“O programa quebrou paradigmas em um setor historicamente masculino, criando um ambiente mais inclusivo, justo e seguro. A iniciativa não só amplia o talento disponível, mas também reforça que “competência não tem sexo”, que é o nosso lema aqui. A Braspress seguirá investindo no projeto, ampliando as ações de segurança, saúde e bem-estar, além de reforçar as políticas de combate ao assédio e de valorização profissional”, finalizou o CEO.

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