O tráfego na ponte sobre o Rio Grande, localizada entre AMG-2540 e a SP-413, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, será totalmente interditado para qualquer tipo de veículo a partir desta quinta-feira (05/02), às 18 horas. A nova medida substitui a decisão anterior, que permitia apenas a circulação de veículos com até 4 toneladas.
A interdição total foi definida após segunda vistoria técnica, realizada hoje, por profissionais especializados em estruturas de pontes e viadutos do DER-MG. Durante a inspeção, foram identificadas trincas em um dos pilares da estrutura, cujas dimensões comprometem a segurança dos usuários.
O DER-MG está em contato com o Departamento Rodoviário de São Paulo com o objetivo de viabilizar ações para recuperação da estrutura, possibilitando a retomada da circulação de veículos no local.
Com 540 metros de extensão e 7,84 metros de largura, a ponte, construída em 1974, é um importante elo de ligação entre a MG-427 e o estado de São Paulo, garantindo acesso a diversos municípios paulistas, com destaque para Barretos. A ponte não foi edificada pelos órgãos rodoviários estaduais e federal.
O DER-MG orienta os motoristas a respeitarem rigorosamente a interdição e a sinalização instalada no local, uma vez que o descumprimento pode colocar em risco a vida dos usuários da via.
Serão instaladas sinalização específica de impedimento de tráfego e de orientação para os desvios, garantindo que os condutores sejam informados com antecedência sobre as rotas alternativas.
Desvios
Uma das opções é seguir pela MG-427 até Planura, depois acessar a BR-364, que ao mudar de estado passa a se chamar SP-326, seguir até Barretos e, de lá, continuar pela SP-425 até Guaíra.
Outra rota alternativa é pela MG-427, no sentido de Uberaba, depois seguir pela BR-050 até Delta e, ao atravessar a divisa entre Minas Gerais e São Paulo, continuar pela SP-330 em direção a Ituverava e, de lá, acessar a SP-385 até Miguelópolis.
Fonte: DER
Créditos da foto: Divulgação DER
