O SETCEMG reforçou, em setembro, sua atuação em defesa da infraestrutura rodoviária do Estado. Por meio de um ofício enviado ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a entidade solicitou providências sobre as condições da MG-188, no trecho entre Patrocínio e Coromandel, no Alto Paranaíba.
Segundo relatos de associados do sindicato, o corredor logístico, essencial para o escoamento de grãos, insumos agropecuários e outras cargas estratégicas da região, apresentava problemas graves como buracos, pavimento desgastado, sinalização precária e ausência de acostamentos seguros. A situação elevava custos operacionais, comprometia prazos de transporte e, principalmente, colocava em risco a segurança de motoristas.
Em resposta ao ofício, o coordenador da Superintendência Regional do DER/MG de Monte Carmelo, Aldo de Sousa Filho, informou que o projeto de recuperação funcional do pavimento da MG-188 já havia sido finalizado e aprovado, aguardando apenas a publicação da ordem de início das obras. Enquanto isso, serviços de conservação emergenciais foram iniciados.
Obras tiveram início em 1º de outubro
Após cobranças e manifestações da população, o Governo de Minas deu início às obras de recuperação da MG-188 no dia 1º de outubro. O vice-governador Mateus Simões já havia anunciado, em janeiro, a execução de dois trechos: Coromandel–Paracatu, com 57 quilômetros e investimento de R$ 71,8 milhões, e Guarda-Mor–Coromandel, com 92,5 quilômetros e R$ 84,4 milhões em recursos.
A revitalização da MG-188 vinha sendo aguardada há cerca de 20 anos por moradores e motoristas da região. Além de facilitar o escoamento da produção agropecuária, a melhoria da rodovia é fundamental para a mobilidade de aproximadamente 500 mil pessoas e para o funcionamento de consórcios de saúde que utilizam a via.
Avanço em outras rodovias da região
Além da MG-188, o Governo de Minas informou que a restauração da MGC-354, entre Presidente Olegário e Patos de Minas, já está com mais de 90% dos serviços executados. A obra de 47 quilômetros, orçada em cerca de R$ 70 milhões, deve ser concluída até dezembro deste ano, antes do prazo contratual. Entre os destaques estão a pavimentação, sinalização e a construção de 8,5 km de terceiras faixas para melhorar o fluxo de veículos pesados.
Com essas intervenções, o Estado busca reduzir gargalos logísticos históricos e garantir mais segurança viária para transportadores, produtores e toda a população que depende das rodovias do Alto Paranaíba.