O SETCEMG participou, nesta quinta-feira (25/04), de reunião com representantes do Consórcio LOGIT – ITDP – WRI contratado pela Prefeitura de Belo Horizonte para elaborar o Plano Local de Mobilidade Limpa do município, no que se refere a região do hipercentro. O sindicato foi representado por seu consultor, Luciano Medrado, e pelo CEO da Transmartins, Fernando Mio.
O gerente de Projetos de Desenvolvimento Urbano do Instituto de Politicas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Iuri Moura, apresentou interesse em avaliar a viabilidade do uso de bicicleta para a logística de abastecimento de Belo Horizonte. “A bicicleta para distribuição de mercadorias não se encaixa no perfil de Belo Horizonte, inclusive por sua topografia”, alertou Fernando.
O consórcio irá elaborar um projeto para a região localizada no perímetro da avenida do Contorno, onde funciona uma importante rede hospitalar do município, além de um comércio intenso. “O caminhão precisa chegar no centro de Belo Horizonte”, colocou Fernando. A cidade precisa ser abastecida de ponta a ponta.
Neste sentido, Luciano criticou a dificuldade de os planos de mobilidade urbana considerarem de forma eficiente e exequível a logística de abastecimento urbano.
O SETCEMG buscará formas de acompanhar os desdobramentos e rumos que esse projeto irá tomar para se posicionar em defesa dos interesses dos transportadores, visando a qualidade do abastecimento na região central de Belo Horizonte.
