Scroll Top

Transição de conhecimento, liderança e networking marcam o segundo e terceiro dia do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

54952850558_964d589a18_c

O segundo dia (28) do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM começou cedo, no Club Med Lake Paradise, com a COMJOVEM + SAÚDE – Running, a realização de uma corrida de 3 ou 7 quilômetros. Após o café da manhã, a programação teve início no Centro de Convenções, com a primeira e descontraída intervenção do Circo Vox – o quadro “Jornal do Amanhã” –, preparando o público para os debates relevantes e momentos de inspiração que viriam a seguir.

Na ocasião, também foram realizadas as entregas das medalhas do programa COMJOVEM + Saúde, que reconheceu o desempenho de jovens empresários e executivos no ranking anual da iniciativa. Os vencedores desta edição foram: Eider Castro, do Núcleo da COMJOVEM do Centro-Oeste Mineiro; Janaína Moreira, também do Centro-Oeste Mineiro; Daniel Lopes, do Núcleo da COMJOVEM de Campinas, e Felipe Serrano, do Núcleo de São Paulo.

Antes do início oficial da programação de conteúdo, a atual composição da Coordenação Nacional da COMJOVEM foi apresentada: Hudson Rabelo, novo coordenador nacional; Jéssica Caballero, vice-coordenadora nacional, e Ítalo Grativol, vice-coordenador nacional, subiram ao palco para suas manifestações.

Hudson Rabelo agradeceu a confiança depositada em seu nome e destacou a responsabilidade de assumir um projeto com 18 anos de história. “É uma honra imensa assumir essa Coordenação. Nada se constrói sozinho, e a COMJOVEM é, acima de tudo, um trabalho em equipe. Vamos seguir mais próximos, trabalhando juntos todas as semanas, ouvindo os Núcleos Regionais, recebendo ideias e feedbacks, e mantendo o compromisso de levar conhecimento, integração e desenvolvimento para jovens empresários de todo o Brasil. Sou grato à minha trajetória na Comissão e a todos que me acompanharam nesses nove anos. Conto com cada um de vocês para mantermos a COMJOVEM forte, unida e representativa.”

Jéssica Caballero agradeceu a oportunidade de integrar a nova gestão. “É uma alegria e uma honra fazer parte deste momento. Desde que recebi o convite para compor a Coordenação, fui acolhida com carinho pelo André de Simone, pelo Hudson Rabello e por toda a equipe. Tive a felicidade de acompanhar mulheres incríveis que abriram caminho na COMJOVEM, como Priscila Zanetti, Joyce Bessa, Ana Jarrouge e tantas outras, que inspiram nossa atuação. Seguir nesta Vice-Coordenação é muito especial, e estou pronta para permanecer contribuindo com dedicação, equilíbrio e parceria. Trabalharemos juntos para fortalecer a Comissão e apoiar os jovens que estão chegando.”

Por fim, Ítalo Grativol compartilhou sua emoção ao assumir o cargo e destacou o impacto da COMJOVEM em sua vida. “Estar aqui, pela primeira vez como vice-coordenador nacional, é emocionante. Quando recebi o convite, foi uma mistura de orgulho e responsabilidade, porque sei a dimensão do trabalho e da representatividade dessa Comissão. Entrei na COMJOVEM em 2011 e posso afirmar que ela transformou minha trajetória profissional e pessoal. Sou grato ao André de Simone, que me apresentou à Comissão, e ao presidente Eduardo Rebuzzi, que sempre valorizou nosso trabalho no Núcleo do Rio de Janeiro. Assumo esta missão com o compromisso de manter o nível elevado que a COMJOVEM conquistou ao longo dos anos. Aos jovens que estão começando, aproveitem cada oportunidade. A COMJOVEM tem muito a oferecer”.

Palestras do segundo dia 

Na sequência, o neurocientista Dr. Fabiano Moulin apresentou a palestra “O Cérebro sob Estresse”, aprofundando conceitos modernos da neurociência sobre como o estresse impacta a saúde, o desempenho e a tomada de decisão no ambiente corporativo. O especialista explicou que o estresse não é, por si só, um inimigo, mas um sinal fisiológico de que algo precisa mudar, destacando modelos como o NUTS (novidade, imprevisibilidade, ameaça e sensação de baixo controle) e reforçando a diferença entre estresse saudável e sobrecarga. Com exemplos práticos, abordou temas como burnout, segurança emocional, gestão de energia, âncoras de segurança e a importância de rotinas que cultivem descanso profundo. A palestra conectou ciência e aplicação prática, oferecendo aos participantes ferramentas para fortalecer resiliência e bem-estar, e foi seguida de debate com o público, reforçando a necessidade do cuidado integral com as pessoas no setor de transporte.

Após a palestra, a vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa, subiu ao palco e convidou Fabiano Sant’Ana, CEO da Domani Global, para apresentarem juntos o “Momento Domani Global”. Na ocasião, Joyce e Fabiano trouxeram ao público a parceria da empresa com a NTC&Logística, demonstrando uma visão prática sobre a necessidade de incorporar sustentabilidade à gestão das empresas do TRC. Foi destacada a importância da mensuração de emissões e da neutralização de carbono em eventos e operações, bem como salientados os impactos da recém-aprovada Lei 15.042, que estrutura o mercado regulado de carbono no Brasil. Também foi alertado como empresas do setor já precisam se preparar para obrigações de reporte e planos de redução. O CEO da Domani também expôs as soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa, como diagnósticos ESG, inventários de GEE, inteligência artificial aplicada à sustentabilidade e modelos de simulação financeira.

A programação seguiu com o Momento Frota Advisor, conduzido pelos criadores do aplicativo, Franco Gonçalves (coordenador do Núcleo do Sul de Santa Catarina);  Guilherme Elias (coordenador do Núcleo da Bahia) e André de Simone, sócios do projeto. Eles explicaram a evolução do projeto desde sua concepção na COMJOVEM, quando foi vencedor dentre mais de 20 iniciativas apresentadas por Núcleos de todo o país, até o desenvolvimento técnico final. O Frota Advisor, que nasce de uma iniciativa da NTC&Logística e da COMJOVEM, foi oficialmente lançado durante o evento e já está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. A ferramenta conecta motoristas, transportadoras e prestadores de serviço, oferecendo uma rede confiável para manutenções emergenciais, avaliação de oficinas e serviços por reputação e localização, fortalecendo a infraestrutura de confiança necessária para a logística brasileira.

O momento “COMJOVEM Convida” começou com o coordenador nacional da Comissão, Hudson Rabello, e os vices-coordenadores, Jéssica Caballero e Ítalo Grativol, subindo ao palco e convidando Daniel Martin Ely, VP Executivo da Randoncorp e COO da Rands para a palestra “O líder em transformação”. Amparado por sua trajetória em inovação, cultura organizacional e futuro do trabalho, Daniel apresentou os desafios de liderar em um mundo que deixou de ser apenas óbvio ou complicado para se tornar complexo, caótico e desordenado. Ele discutiu a diferença entre gestor e líder, ressaltando que “o bom gestor está contido na liderança, mas é preciso mais” e acentuou que a liderança contemporânea exige autoconsciência, vulnerabilidade, capacidade de inspirar, lógica de abundância e construção coletiva. A palestra também trouxe reflexões sobre cultura, inovação disruptiva, burnout das lideranças, ambidestria organizacional e a necessidade de criar movimentos inspiradores em vez de controlar processos, encerrando com o conceito de que o líder transformacional atua como curador da cultura e agente de aceleração da mudança.

Em seguida, os líderes nacionais da COMJOVEM convidaram Raisa Drumond, diretora de Logística da Continental Log e integrante ativa da Comissão, para apresentar o conteúdo “Entre desafios e conquistas: uma jornada de cura e propósito”. Em um dos momentos mais emocionantes do evento, Raisa compartilhou sua experiência ao enfrentar o câncer e refletiu sobre a resiliência, o autoconhecimento e a mudança de perspectiva que esse processo trouxe para sua vida. Ela destacou a importância do apoio da família, dos amigos e da própria COMJOVEM nessa trajetória que, em 2025, completa cinco anos, reforçando como desafios pessoais podem se transformar em força, propósito e inspiração para lideranças do setor.

Finalizando o conteúdo técnico do segundo dia do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, aconteceu o Encontro “Com Elas”, um espaço dedicado ao debate sobre a presença feminina no setor. O momento abordou os desafios enfrentados pelas mulheres no transporte e na sociedade, trazendo considerações sobre liderança, equidade e construção de oportunidades, além de discutir caminhos para conciliar as responsabilidades pessoais com as demandas da vida corporativa.

Os participantes do evento se reencontraram à tarde no “Evento Tardezinha COMJOVEM – Sunset”, para um momento de festa e descontração.

Terceiro e último dia

O terceiro e último dia da programação oficial do evento começou às 9 horas, no Centro de Convenções, oportunidade em que o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, anunciou a criação do Conselho COMJOVEM, que será formado pelos ex-coordenadores nacionais e ex- vice-coordenadores nacionais, e terá como objetivo auxiliar a atual Coordenação.

“A criação do Conselho COMJOVEM é um passo fundamental para garantir a continuidade e a solidez desse projeto que já transformou tantas trajetórias. Reunir ex-coordenadores e ex-vice-coordenadores em um grupo consultivo é preservar a memória, o conhecimento e a essência da Comissão. São líderes que viveram desafios reais, construíram caminhos e deixaram legados importantes. Agora, eles passam a apoiar a nova coordenação com visão estratégica, experiência prática e equilíbrio”, destacou Rebuzzi.

Em seguida, o ex-coordenador nacional da COMJOVEM e atual vice-presidente extraordinário para Novos Negócios da NTC&Logística, André de Simone, apresentou a nova edição da campanha “Ação do Bem”, que passa a ter como foco o apoio às famílias atingidas pela recente catástrofe no Paraná. André relembrou o histórico do projeto, criado durante o Encontro Nacional da COMJOVEM e já responsável por mobilizações solidárias em diferentes regiões do país, incluindo doações para hospitais, lares de idosos e comunidades vulneráveis.

Neste ano, a iniciativa será direcionada para a arrecadação de recursos destinados à compra de materiais de construção, como telhas, tijolos, portas e cimento, para auxiliar na reconstrução de moradias destruídas pelos recentes desastres naturais. A campanha funcionará por meio da venda de cotas solidárias de R$ 250, com meta inicial de 100 cotas, reforçando o espírito de união e propósito que marca a trajetória da COMJOVEM.

O assessor técnico da NTC&Logística, engo Lauro Valdivia, explanou duas novas ferramentas estratégicas para apoiar a gestão das transportadoras. A primeira foi o Portal de Simuladores de Custos & Fretes, que reúne modelos práticos para cálculo e avaliação de fretes, com módulos já disponíveis para carga geral, lotação e novas funcionalidades em desenvolvimento. Na sequência, o SIT – Sistema de Informação Técnica do TRC, plataforma que integra indicadores, análises e publicações técnicas, facilitando o acesso a dados essenciais para planejamento e compliance. Ambas as ferramentas visam padronizar informações, simplificar análises e dar mais precisão ao processo de formação de tarifas no setor.

“A NTC&Logística tem se dedicado a transformar conhecimento técnico em ferramentas práticas para o dia a dia das transportadoras. O SIT e o Portal de Simuladores representam um avanço importante na forma de consultar dados, projetar cenários e calcular custos. Nosso propósito é oferecer instrumentos confiáveis e atualizados, que tragam mais segurança e precisão às decisões das empresas. Essa é apenas mais uma etapa do processo de modernização técnica do TRC, que continuará avançando nos próximos meses”, relatou Lauro.

A programação de conteúdo do terceiro dia continuou com a palestra “Construir, Escalar e Impactar”, proferida por Guy Peixoto Neto, empreendedor serial e CEO da Bravu Scaling. Durante sua explanação, Guy compartilhou aprendizados adquiridos ao longo de mais de 20 anos, liderando e escalando empresas em diferentes setores. Enfatizou que o crescimento sustentável depende da capacidade de o líder equilibrar alta performance com autocuidado. A partir do arquétipo do “líder-guerreiro”, ele mostrou como muitos gestores carregam pesos excessivos, acumulam funções e se aproximam do esgotamento, reforçando que “liderar não é fazer por todos, é garantir que todos façam sem você”. O palestrante também apresentou dados sobre burnout na liderança, discutiu o impacto da vulnerabilidade como ferramenta de confiança e colaboração, e introduziu os cinco pilares para liderar sem se esgotar: confiança, time certo, clareza, prioridades e ritmo, apontando como cada um deles influencia a produtividade, cultura organizacional e saúde emocional.

Marcela Montenegro, sócia-diretora da Manumonte Transportes, psicóloga e vice-coordenadora do Núcleo da COMJOVEM RJ, fez uma reflexão sobre a importância da governança na sustentabilidade das empresas do TRC. De forma prática e direta, destacou como a falta de estrutura, clareza de papéis e excesso de urgência no operacional comprometem o crescimento, reforçando que “empreender é construir, mas sustentar exige governar”. Compartilhou ainda os principais aprendizados de seu Projeto Aplicativo desenvolvido no ITL (Instituto de Transporte e Logística), do Sistema Transporte, que identificou desafios comuns em empresas familiares do setor e mostrou como a organização da tomada de decisão é fundamental para garantir evolução consistente.

Finalizando a programação de conteúdo do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, o fundador e CEO da Biscoitê, Raul Matos, subiu ao palco para a palestra “Crie o Impossível”, em um dos momentos mais aguardados do evento. Empreendedor do Ano pela EY e referência nacional em inovação e construção de marcas, Raul compartilhou sua jornada de mais de 23 anos desenvolvendo negócios, cultura e propósito, assinalando que “ninguém constrói o futuro sem honrar o passado”. Ratificou que valores sólidos e raízes bem definidas aceleram o crescimento, registrando que, em um mundo dominado pela tecnologia e pela inteligência artificial, somente marcas humanas, com alma e significado, deixarão legados duradouros. Ao conectar inovação, criatividade, sensibilidade e estratégia, Raul provocou os empresários a enxergarem além do óbvio e, ao encerrar sua palestra, conduziu o público a refletir sobre fé, visão de futuro e coragem para transformar realidades, sublinhando que “a fé é o dom de enxergar o futuro com os olhos que o presente ainda não tem”.

Em seguida, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o coordenador nacional da COMJOVEM, Hudson Rabello, e os vice-coordenadores, Jéssica Caballero e Ítalo Grativol, subiram ao palco para o fechamento da programação de conteúdo.

“Encerramos mais uma edição do Encontro Nacional da COMJOVEM com a certeza de que seguimos construindo um setor cada vez mais unido, preparado e representativo. As palestras deste Congresso trouxeram reflexões essenciais sobre liderança, inovação, bem-estar, governança e propósito, temas que dialogam com os desafios e as transformações do cotidiano do transporte. Esse conteúdo fortalece nossas empresas e inspira nossas pessoas. Quero parabenizar o André de Simone pela trajetória exemplar à frente da Comissão e agradecer a todos os participantes, coordenadores, núcleos e patrocinadores que tornaram possível este encontro. Seguiremos trabalhando juntos para consolidar o presente e projetar o futuro do nosso setor”, destacou Rebuzzi.

Os membros da COMJOVEM permaneceram no Centro de Convenções para a realização da tradicional reunião da Comissão, quando foram expostas informações importantes e confirmados os pilares estratégicos que guiarão o trabalho nacional. A Coordenação também apresentou o panorama atualizado dos Núcleos, os indicadores do ciclo anterior e o calendário das principais campanhas, como “COMJOVEM Salva Vidas” e “Rota da Vida”. Na oportunidade, o assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, Rodrigo Bernardino, explicou para os presentes o trabalho desenvolvido pela Associação junto à Coordenação Nacional para a escolha dos representantes da Comissão, e os critérios levados em consideração. O encontro serviu ainda para debater temas relevantes para a continuidade e fortalecimento das ações conduzidas pela Coordenação Nacional e pelos Núcleos de todas as regiões do país, alinhando expectativas, diretrizes e prioridades para o próximo ano.

Com a tarde livre, os participantes do evento se reencontraram depois, com muita alegria e animação, no “Black&White”, o jantar de encerramento patrocinado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na abertura do jantar, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o vice-presidente, Antonio Luiz Leite; o vice-presidente da FETCESP, José Maria Gomes; o vice-presidente de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT e patrono da COMJOVEM, Flávio Benatti; o coordenador nacional da COMJOVEM, Hudson Rabello; os vice-coordenadores nacionais, Jéssica Caballero e Ítalo Grativol; o ex-coordenador nacional André de Simone e Glauco Juliato, consultor comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus, subiram ao palco para agradecer e celebrar os resultados de mais uma edição do Encontro Nacional.

Flávio Benatti destacou a importância da parceria histórica com a Volkswagen e o impacto da Comissão na renovação do setor. “A Volkswagen acredita no transporte e acredita nos empresários do TRC, e por esse apoio constante, ao longo de 18 anos, nós só temos gratidão. A COMJOVEM é hoje uma das maiores forças de renovação do nosso setor, um espaço que forma líderes, constrói valores e fortalece o futuro do TRC. Ver a Volkswagen ao nosso lado desde o início mostra o quanto essa parceria é sólida e essencial para o desenvolvimento das novas gerações.”

Em prosseguimento, o presidente Eduardo Rebuzzi agradeceu à montadora pelo apoio institucional e reforçou a importância do alinhamento entre indústria e entidades. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem sido uma parceira fundamental da NTC&Logística e da COMJOVEM. Essa união entre representantes do setor e a indústria é o que permite avançarmos em pautas importantes, incentivarmos inovação e fortalecermos a competitividade das nossas empresas. Em nome da NTC, deixo nosso agradecimento e reconhecimento por todo o apoio que tem nos acompanhado ao longo dessa trajetória.”

Por fim, Glauco Juliato reforçou o orgulho da Volkswagen em fazer parte da história da COMJOVEM e do TRC. “Para nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, é uma honra caminhar junto com a COMJOVEM desde os seus primeiros passos. Acreditamos profundamente nesse projeto e na força das lideranças que ele forma. Estar presente na história da Comissão e no dia a dia das empresas de transporte nos enche de orgulho. A Volkswagen nasceu para servir o setor e seguirá ao lado de vocês, apoiando, inovando e entregando soluções que acompanhem o crescimento das transportadoras brasileiras.”

Fonte: NTC&Logística

Leave a comment

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.