Scroll Top

ANTT vai realizar leilão da BR-040/MG nesta quinta (11/4)

leilao-040

Os investimentos giram em torno de R$ 8,7 bi para a região

AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar, nesta quinta-feira (11/4), o leilão para a concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O certame vai ocorrer a partir das 14h, na B3, em São Paulo (SP).

A concessão

Trata-se de concessão, por 30 anos, do Sistema Rodoviário da BR-040/MG, trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-356/MG(A) (p/ Belo Horizonte) até Juiz de Fora/MG, no entroncamento com a Antiga União e Indústria (Bairro Triunfo), perfazendo o total de 232,100 km.

O projeto foi estruturado pela ANTT e pela Infra S.A., com consultoria do International Finance Corporation (IFC), instituição vinculada ao Banco Mundial. O projeto prevê investimentos de CAPEX no montante de R$ 5,04 bilhões e OPEX de R$ 3,65 bilhões (totalizando cerca de R$ 8,7 bilhões), abrangendo 163,948 km de duplicações, 42,153 km de faixas adicionais, 15,374 km de vias marginais, 14,230 km de ciclovias, 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais.

Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente), tendo em vista os investimentos e incentivos previstos para cerca de 3,6 milhões de habitantes: Alfredo Vasconcelos; Belo Horizonte; Barbacena; Conselheiro Lafaiete; Congonhas; Carandaí; Cristiano Otoni; Ewbank da Câmara; Itabirito; Juiz de Fora; Nova Lima; Ouro Preto; Oliveira Fortes; Ressaquinha; Santos Dumont. O projeto tem a estimativa de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

Além disso, a concessão prevê o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, com o uso de TAG’s. Os usuários frequentes são aqueles que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.

A nova concessão marca a solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia. “Estamos avançando no primeiro processo de relicitação de concessão de rodovias, que trará diversas melhorias para o usuário, como aumento de capacidade, aprimoramento de serviços e adoção de tecnologia. Isso também permitirá melhorias em gargalos existentes, proporcionando soluções mais eficazes, como na saída de Belo Horizonte, na região do minério, que trará maior segurança, fluidez viária e eficiência”, destacou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

“O edital está voltado a resolver ligações estruturais da rodovia que faz parte da ligação entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Temos uma rodovia toda em pista dupla, mas com boa parte em multivias, que são duas faixas em cada sentido, mas sem separação central, o que faz com que ocorram acidentes. Essa questão será resolvida com a introdução de duplicações e a separação central. São cerca de 164 quilômetros que serão tratados nesse sentido, proporcionando maior segurança aos usuários da rodovia”, detalhou o superintendente de Concessão (Sucon/ANTT), Marcelo Fonseca.

Tecnologia

Além disso, está prevista para a BR-040/MG a implantação de sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade; sistema de análise de tráfego; detecção automática de incidentes; circuito fechado de TV, com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela; um sistema de monitoramento meteorológico e três (3) ambulâncias do Tipo C e duas (2) ambulâncias do Tipo D.

A possibilidade de transição do sistema de cabine para a implantação da cobrança eletrônica pelo uso da rodovia, utilizando o sistema de livre passagem (Free Flow), também está prevista no edital da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. “Mesmo com a existência das praças no trecho, já está previsto no contrato de concessão, a possibilidade de migração ao longo dos anos iniciais para o sistema Free Flow. Para adesão, basta apenas que tenhamos a evolução da implementação da tecnologia no país para que isso vire uma realidade na BR-040″, destacou Fonseca.

Leilão

Por se tratar de uma via em fase de relicitação, o edital do projeto prevê a transição operacional entre a operadora atual, Via 040, e a futura ganhadora do certame. Para isso, a nova concessionária deverá apresentar um plano de transição.

O critério de julgamento do leilão será o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio.

Serviço

Leilão de Concessão Rodoviária da BR-040/MG, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

  • Data: quinta-feira, 11 de abril de 2024
  • Hora: 14h
  • Local: B3 – Rua XV de Novembro, 275, Centro, São Paulo/SP
  • Transmissão: Canal ANTT no Youtube, TV B3 ou TV B3 no Youtube.

Assessoria Especial de Comunicação

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.