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ARTIGO COMJOVEM BH E REGIÃO: A relevância da COMJOVEM no desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial no TRC

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Ao longo do ano de 2023, tivemos a oportunidade de conhecer algumas ferramentas de inovação tecnológica em eventos promovidos pelo setor do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), onde um termo era reticente: “O Futuro do Transporte”. Para acompanhar as mudanças, mantendo-se competitivo, faz-se necessário a adaptação dos nossos negócios para o futuro, e para tanto podemos contar com uma ferramenta indispensável e uma forte aliada do TRC, a Inteligência Artificial (IA).

Por meio desse artigo será possível compreender a relevância de estar inserido em uma comissão representativa do setor de transporte no Brasil, como a COMJOVEM, e como ela pode proporcionar aos seus membros experiências valiosas e extenso repertório sobre o futuro tecnológico no TRC Brasileiro.

Desde que que foi cogitada pela primeira vez ainda no século passado, por Warren McCulloch e Walter Pitts, a IA está em constante evolução. O avanço na capacidade de processamento e armazenamento de dados ao longo dos anos, somado aos algoritmos de Machine Learning (ML), culminou no desenvolvimento dos modernos equipamentos autônomos que conhecemos hoje.

À medida em que avançamos na linha do tempo da IA, ela se demonstra cada vez mais eficiente na automatização de tarefas complexas, capaz de simular o raciocínio humano ao mesmo tempo em que lida com grandes volumes de dados. Atualmente, a IA transcendeu a noção de ser apenas uma visão futurista, tornando-se parte integrante do nosso cotidiano. Alexa, Siri e Chat GPT são exemplos clássicos dessa integração.

No TRC, sua aplicação é capaz de otimizar o tráfego urbano, aprimorar a segurança nas estradas e impulsionar a eficiência das operações de transporte e logística.

Podemos afirmar que os que os investimentos tecnológicos em IA possuem duas vertentes distintas: Investimentos em Processos Operacionais ou em Gestão Estratégica.

A) Investimento em IA nos Processos Operacionais: consiste em aquisição de ativos, equipamentos e softwares que irão atuar diretamente nas operações do TRC, como veículos com tecnologia embarcada, frota autônoma, sensores de telemetria, roteirizadores inteligentes, câmeras de fadiga, sensor de aproximação, detectores de pedestres, monitoramento de tráfego, e que requerem valor considerável em investimento.

B) Investimento em IA nos Processos de Gestão Estratégia: por meio da combinação da análise de Big Data, Machine Learn (ML) e Internet das Coisas (LoT), soluções incríveis podem ser desenvolvidas pela IA, desde análise de cenários, tendências de nicho, previsão de demanda até oportunidade de redução de custos que possibilitam a tomada de decisão estratégica na empresa e requerem ou não valor considerável de investimento, mediante complexidade e escalonamento das implementações.

Deividy Ferraz, diretor de Operações de Suply Chain da DHL afirmou durante sua palestra” The Logistic Tends Radar” (BH, Jul-23) na visita técnica ao Centro de Manutenção da Azul de Belo Horizonte, que o processo de inovação tecnológico pode ser iniciado por projetos pilotos em áreas onde já existam dados e indicadores mensuráveis, possibilitando inovação a um menor custo de investimento, por se tratar de demandas setoriais e não holísticas.

Corroborando essa visão, Fernando Torquato, Cientista de Dados, afirmou durante o Comjovem Experience – Inovação e Tendência (SP, Set-23): “Comece pequeno, pense grande”, enquanto explicava a fase de implantação de um projeto de IA. Fernando elencou ainda alguns cuidados que devemos ter durante essa fase como: disseminação da cultura top down; capacitação e treinamento em inteligência analítica; políticas de governança e segurança dos dados, entre outros.

Nesse contexto é que entra uma ferramenta que conhecemos durante o I Seminário NTC de Inovação Tecnológica no TRC (SP, Jul-23), a SARA, uma assistente virtual imbuída de avançadas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), capaz de prover análises e insights em tempo real por meio da interação por processamento de linguagem natural (PLN), afirma Sergio A. Carvalho, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Toniato. Por meio desse networking, foi possível programar o evento: Happy Hour Comjovem: Como usar IA na sua transportadora (BH, Set-23), promovido pela COMJOVEM BH e Região com apoio do SETCEMG, onde foi possível observar o funcionamento ao vivo da SARA bem como sua interação por meio de WhatsApp, ferramenta de fácil manuseio, em que motoristas e demais usuários são capazes de operar sem dificuldade, reduzindo assim custos e tempo com treinamentos.

Mas quais são os riscos da automatização dos dados e utilização de IA? Cibersegurança foi um dos temas do Sest Senat Summit – Transporte-se para o Futuro (SP, Ago-23). A segurança cibernética, por diversas vezes é desenvolvida como estratégia de defesa contra vírus e ataques, contudo quadrilhas especializadas podem invadir o sistema intencionados em roubar uma carga com expressivo valor embarcado. Por isso, faz-se necessário investir na proteção digital, no treinamento dos envolvidos e na capacidade de antecipar a ação de um ataque.

Um dos desafios mais complexos da IA para o TRC é a falta de integração entre os dados gerados pelas diversas partes da cadeia de suprimentos. Essa desconexão entre embarcadores, transportadores e demais agentes do transporte e logística é responsável pela maioria dos desvios logísticos. Para resolver esse problema, o Data Lake, banco de dados único, confiável e completo, capaz de centralizar os dados das mais diversas fontes existentes em um local que possam ser acessados pelos stakeholders, torna-se indispensável. A partir daí, podemos trabalhar com o conceito de “Transporte Conectado”, capaz de interligar todas as informações da cadeia de suprimentos, permitindo a que a IA faça análises dos dados e apresente informações valiosas para melhor tomada de decisão.

O processo de maturação para tomada de decisão e sucesso na escolha da IA mais adequada ao nosso modelo de negócios, dentro do universo de tecnologias disponíveis e capacidade de investimento distintas, não precisa ser solitário. Isso pode ser contornado pelas oportunidades de aprendizagem, especializações, wokshops e seminários, compartilhamento de boas práticas no mercado, benchmarking e networking, entre outros recursos proporcionadas pelo Sistema CNT e suas ramificações como Sest Senat, Instituto de Transporte e Logística – ITL, NTC & Logística, FETCEMG, SETCEMG e COMJOVEM.

Nesse sentido, podemos afirmar categoricamente que estar inserido na COMJOVEM, já fez ou ainda irá fazer diferença durante o processo de tomada de decisão no seu negócio inserido no TRC.

Ana Paula de Souza – Coordenadora da COMJOVEM Belo Horizonte e Região e diretora da AD Souza Transportes.

Belo Horizonte, 30 de setembro de 2023.

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