O projeto de concessão da BR-381, a “Rodovia da Morte”, entre Minas Gerais e o Espírito Santo, que já está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), prevê a construção de cinco pedágios entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e mais seis praças na BR-262.
De acordo com Luciano Araújo, coordenador do Movimento Nova 381, iniciativa do setor empresarial para promover o desenvolvimento socioeconômico do estado a partir da rodovia, as tarifas podem chegar a pouco mais de R$11.
“Nas reuniões que tivemos nas audiências públicas, está previsto o pedágio de R$ 11,10 em pistas duplicadas, e R$ 8,54 nas pistas simples. A ideia do valor é o retorno do investimento das empresas que participam da concessão”, disse.
O coordenador da Nova381, têm expectativa que com a concessão a iniciativa privada as obras sejam aceleradas. A entidade era a favor do repasse para a iniciativa privada somente após o fim da duplicação.
“A grande preocupação, e debatemos muito com a ANTT, é que não se repita como em outras regiões do país, onde as concessionária pegaram a concessão e começaram a cobrar o pedágio sem realizar obras. É um grande risco que temos”, afirmou.
Com informações do Portal Nova 381