Torre de Controle foi destaque nas capacitações da semana

Nesta semana, o Setcemg realizou quatro treinamentos: Excel Avançado, Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Fiscal Eletrônico (MDF-e), Responsabilidade Civil no Transporte Rodoviário de Cargas e Torre de controle logístico – Indicadores de performance – Construção Dashboard e BSC.

Já faz parte no dia a dia dos participantes e dos palestrantes a modalidade do curso on-line. Para Maroni Gonçalves, diretor da Maroni – Treinamentos em Tecnologia e Comunicação, os treinamentos on-line vieram para ficar. “Na realidade, essa modalidade passa a ser uma opção, uma alternativa ao treinamento convencional, presencial, oferecendo dinamismo, praticidade e recursos avançados, como a possibilidade de gravar as aulas”, diz.

Nesta semana, Maroni deu o treinamento sobre Excel Avançado oferecido pelo Setcemg. Na capacitação o professor mostrou os inúmeros recursos avançados da ferramenta e várias formas para analisar as informações das empresas em formato de planilhas, tabelas e gráficos, além da possibilidade criação de fórmulas e funções avançadas.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Fiscal Eletrônico (MDF-e)

A capacitação ministrada pelo assessor jurídico do Setcemg, Hudson Gomes, abordou, por meio de conceitos, cases de sucesso e atividades práticas  as principais regras jurídicas do CT-e e do MDF-e.

Responsabilidade Civil no TRC

A capacitação ministrada pelo assessor jurídico do Setcemg, Márcio Mata, abordou os principais direitos e deveres dos transportadores em relação a suas obrigações contratuais (embarcadores ou destinatários) e decorrentes das normas de consumo, bem como os direitos e deveres dos contratantes dos serviços de transporte, ressaltando a responsabilidade civil objetiva dos transportadores que decorre do Código de Defesa do Consumidor e das normas gerais do Código Civil e da Lei 11.442.

Foram apresentadas algumas sugestões de ações preventivas que visam eliminar ou minimizar a possibilidade de acidentes e incidentes, a fim de evitar demandas judiciais, danos e prejuízos.

Segundo Márcio, as dúvidas mais frequentes dos transportadores residem na questão da apuração e atribuição da culpa pelo evento danoso. “Nossa orientação é a de que os contratos de transporte sejam elaborados com cláusulas mais abrangentes e específicas e, nos casos em que ocorram sinistros, seja sempre realizada uma profunda apuração das circunstâncias e fatos (filmagens, fotografias, entrevistas com testemunhas e sua identificação) para que a empresa identifique o responsável e possa realizar uma defesa fundamentada, ou possa perseguir com mais segurança, a reparação dos danos que sofreu, ou ainda, que possa buscar uma melhor e mais econômica forma de reparar prejuízos que tenha causado”, destacou.

Torre de controle logístico – Indicadores de performance – Construção Dashboard e BSC

Mais de 30 pessoas participaram da capacitação sobre “Torre de controle logístico”, com Paulo Rago.

Ele explicou, entre outros itens, o que é necessário para criar uma torre de controle com ótima performance. Além das informações necessárias para montagem dos processos e das tecnologias, é preciso gente/pessoas. “Nos somente fazemos as coisas se formos convencidos. Por isso, temos que mostrar para as pessoas o nível de importância daquele processo/ação para a organização. É preciso sincronismo, conectividade entre todas as etapas”, explicou.

Conheça as capacitações da próxima semana

Uma gestão de pneus eficiente é fundamental para a economia financeira de uma empresa de transporte rodoviário de carga, por isso o Setcemg em parceria com a Vipal Borrachas oferece na próxima semana a capacitação gratuita “Gestão de Pneus”, que terá três módulos. Será na terça-feira (22). Saiba mais aqui.

Além da “Gestão de Pneus”, o Setcemg oferecerá a capacitação “Regulamentação no Transporte de Produtos Perigosos – Resolução ANTT 5848/2019”.

O conhecimento sobre a regulamentação no transporte de produtos perigosos permite uma gestão preventiva, evitando os gastos com multas e com acidentes. Saiba mais aqui.

Deixar um comentário