Scroll Top

CNT e SETCEMG são favoráveis à aprovação da Medida Provisória que estabelece a exclusividade ao transportador na contratação de seguro de carga

MP - POSIONAMENTO_

O SETCEMG soma-se à Confederação Nacional do Transporte (CNT) em apoio à aprovação da MP que estabelece a exclusividade ao transportador na contratação de seguro de carga.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SETCEMG consideram muito importante para a economia brasileira a aprovação MP 1.153/2022, que, entre outros pontos, estabelece a exclusividade ao transportador na contratação de seguro de carga.

A iniciativa atende a uma antiga reivindicação do setor, ao vedar a estipulação de qualquer condição pelo contratante do transporte ou embarcador, colocando fim à DDR (Dispensa de Direito de Regresso).

Entre em contato com os deputados federais e senadores de Minas Gerais divulgando o posicionamento de nossa entidade!

Veja na íntegra a Nota divulgada pela CNT:

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) considera muito importante para a economia brasileira a aprovação MPV 1.153/2022, que, entre outros pontos, estabelece a exclusividade ao transportador na contratação de seguro de carga.

Atualmente, a legislação permite que o seguro de responsabilidade civil em favor do transportador seja adquirido pelo contratante dos serviços de transporte, o que cria grande complexidade na gestão pelos transportadores dos direitos e deveres relativos a essas apólices, além de fomentar litígios judiciais em larga escala.

A entidade entende que, com a medida, haverá clareza no procedimento a ser adotado, evitando duplicidade ou falta de seguro e reduzindo custos. Com isso, o gerenciamento de risco fica a cargo do transportador, que é o responsável legal pela carga durante o seu transporte, conforme prevê o Código Civil Brasileiro.

A iniciativa atende a uma antiga reivindicação do setor, ao vedar a estipulação de qualquer condição pelo contratante do transporte ou embarcador, colocando fim à DDR (Dispensa de Direito de Regresso).

Dessa forma, em caso de sinistros, todas as partes serão devidamente ressarcidas, evitando prejuízos para o transportador e para o proprietário do bem transportado.

A Confederação defende ainda o aprimoramento da Medida para o estabelecimento de apólice única por transportador, evitando, assim, que se burle a legislação e se obrigue as empresas de transporte a aceitar apólices impostas pelos embarcadores.

Fonte: CNT

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.