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CONCESSÃO DA BR-116 GERA EXPECTATIVA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES

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O presidente do SETCEMG, Gladstone Lobato, foi ouvido pelo jornal “O Tempo”, na última sexta-feira (19), sobre a concessão da BR-116. Ele esclareceu que o setor defende a privatização das rodovias com o pagamento de pedágios, desde que sejam justos.

Veja a matéria completa, abaixo:

A concessão da BR-116, cujo contrato foi assinado nesta sexta-feira (19) com duração de 30 anos, tem causado boas expectativas entre especialistas em transportes e empresas do segmento. O documento ainda abrange a BR-465 e BR-493, e os investimentos ultrapassam os R$ 11 bilhões.

Os benefícios, segundo especialistas entrevistados por O TEMPO, são vários, e vão desde a economia de tempo e de recursos até a redução do número de acidentes nos 409,6km da rodovia que estão em território mineiro. Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostram que, somente no ano passado, 108 vidas foram perdidas na rodovia.

“Em todos os lugares onde há concessão, há redução de acidentes. Existe uma atenção permanente na rodovia. Além disso, quando ocorrem acidentes, a equipe da concessionária vai lá, presta socorro, fecha via, tem reboque, tem gente atuando em qualquer incidente”, ressalta o especialista em transporte Silvestre Andrade.

Andrade salienta que as concessões representam oportunidades de melhorias efetivas na operação das rodovias, além de garantia de investimento. “A empresa vencedora (EcoRioMinas) é grande, consolidada no mercado”, frisa.

Mais investimento

Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Gladstone Lobato também destaca os benefícios a partir da concessão do trecho em Minas Gerais. Ele afirma que é totalmente favorável à privatização, tendo em vista a questão dos investimentos. “Somos inclusive a favor de pagar pedágio, desde que seja justo”, afirma.

Segundo ele, a situação da BR-116, atualmente, é desafiadora. “A BR-116 é ultrapassada, como praticamente todas em Minas. Precisa de várias modificações e consertos. Há questões como pista antiga, simples. Só a duplicação já é uma ótima modificação. Tudo isso favorece a população”, salienta.

Concessão

Ao todo, o contrato com EcoRioMinas será de 30 anos e inclui uma extensão de 726,9 Km.

BR-116/RJ, entre o km 2,1 e o km 148,4;

BR-116/RJ, entre o km 168,1 e o km 214,7;

BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1;

BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8;

BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0;

BR-493/RJ, entre o km 48,1 e o km 123,7.

Fonte: O Tempo

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