CONET&INTERSINDICAL BELO HORIZONTE

conet-bh-set

As presenças de lideranças políticas e empresariais de destaque nacional e regional marcaram a segunda edição do Conet&Intersindical realizado na última quinta-feira (5/08) em Belo Horizonte de forma híbrida, ou seja, presencial e on-line.

Compuseram a mesa de abertura os presidentes da NTC&Logística, Francisco Pelúcio; da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; da Fetcemg, Sérgio Pedrosa; do Setcemg, Gladstone Lobato; da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus; e o deputado Lucas Gonzalez.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também participou da solenidade de abertura, mas de forma remota.

Abrindo o encontro, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelúcio, destacou a importância do Conet&Intersindical ao reunir empresários e lideranças de todo o país para discutir as questões do transporte rodoviário cargas, dentre elas as reformas tributária e trabalhista, e os custos do transporte.

Vander Costa, presidente da CNT, em seu pronunciamento, fez um breve relato das pautas da confederação em defesa do setor, como o encaminhamento de propostas que visam melhorar as normas que repercutem no transporte. Mencionou a mudança na diretoria da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) como uma oportunidade para que os transportadores marquem sua presença encaminhando seus pleitos.

O presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, anfitrião do evento, observou que a forma híbrida do encontro, com apenas quatro horas de duração, exige a capacidade de síntese de todos para tornar o evento produtivo com discussões relevantes para o setor.

Já Sérgio Pedrosa, o presidente da Fetcemg, exaltou o trabalho atento da CNT, em especial do presidente Vander Costa, no campo da legislação contribuindo sobremaneira para diminuir os entraves e as dificuldades para os negócios dos transportadores.

O deputado Agostinho Patrus, presidente da ALMG e, também, transportador, abriu seu pronunciamento lembrando lideranças importantes do setor de transporte rodoviário de cargas que deixaram legados que frutificaram: seu pai Agostinho Patrus, também deputado e transportador; Marum Patrus pai de Marcelo Patrus, presidente da Patrus Transportes, e Vicente Costa, pai de Vander Costa, presidente da CNT.

Mais sobre a participação do deputado Agostinho Patrus na abertura do evento, veja na matéria publicada pelo portal da ALMG, aqui.

O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado federal, falou da importância do setor para o País e pontuou questões para que o País volte a crescer com estabilidade, destacando quatro pilares. O primeiro deles o enfrentamento à pandemia; o segundo uma frente de preservação absoluta em defesa da democracia; o terceiro a valorização da educação para a construção de um País mais progressista e o quarto um desenvolvimento econômico sustentável.

Encerrando os pronunciamentos da abertura, o jovem deputado federal (MG), também filho de transportador, o mineiro Lucas Gonzalez, lembrou uma frase do seu avó, Tarcísio Gonzalez, fundador da transportadora Transpes: “lugar de caminhão é na estrada” se referindo à retomada do crescimento do País.

Palestras tributação, reforma trabalhista e balanço das negociações coletivas de trabalho

Após a divulgação dos custos do transporte e da defasagem do frete, foram proferidas as palestras sobre a simplificação normativa trabalhista com a assessora técnica da Secretaria do Trabalho – Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Tatiana Severino de Vasconcelos; seguido do balanço das negociações coletivas do TRC pelo assessor jurídico da NTC & Logística, o advogado Narcísio Figueirôa Júnior; e a apresentação do impacto da reforma tributária no TRC com o advogado Especialista em Direito Tributário, Sócio do Martinelli Advogados, Tiago de Oliveira Brasileiro.

Participantes:  Participaram também do Conet o ex-presidente da CNT, Clésio Andrade, e o deputado federal Jerônimo Goergen (RS).

Próximo Conet

O Conet&Intersindical é realizado a mais de 50 anos pela Associação Nacional do Transporte e Logística (NTC&Logística) duas vezes ao ano de forma itinerante. Ao final do encontro, Pelúcio anunciou que o próximo será realizado em fevereiro de 2022 em Goiânia ou Brasília.

Veja, aqui, o balanço do Conet feito pelo presidente da NTC&Logística, Francisco Pelúcio.

Veja, aqui, o balanço feito pelo presidente do Setcemg, Gladstone Lobato.

Mesa de abertura: da esquerda para a direita, Sérgio Pedrosa, presidente da Fetcemg; Vander Costa, presidente da CNT; deputado Agostinho Patrus, presidente da ALMG; e Francisco Pelúcio, presidente da NTC&Logística.

Mesa de abertura: da direita para esquerda, Gladstone Lobato, presidente do Setcemg; deputado federal Lucas Gonzalez; Francisco Pelúcio, presidente da NTC&Logística; deputado Agostinho Patrus, presidente da ALMG; Vander Costa, presidente da CNT, e Sérgio Pedrosa, presidente da Fetcemg

Apresentação do advogado Tiago Oliveira, sócio do Martinelli Advogados

Da esquerda para direita: Clésio Andrade, ex-presidente da CNT; deputado Agostinho Patrus, presidente da ALMG, e Lauro Valdivia, economista da NTC&Logística
Crédito foto: Danilo Candombe

Deixe um comentário