Scroll Top

Governo Federal dá início ao plano de incorporação da Valec e EPL

Objetivo da junção das estatais é tornar a gestão das empresas mais eficiente e reduzir gastos públicos

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) anunciou nesta segunda-feira (19) o processo de reestruturação e reorganização institucional da Valec e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que passam a constituir uma única empresa que se chamará Infra S.A.. A incorporação das empresas irá reduzir os custos de manutenção da União e priorizará o que há de melhor em conhecimento e capital humano de ambas para projetos de infraestrutura. A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em 90 dias e todo o processo de junção esteja concluído em 270 dias. Após a implantação, serão realizadas avaliações trimestrais de acompanhamento da nova empresa.

Um dos principais objetivos da incorporação é otimizar os gastos por meio de uma empresa mais enxuta, eficiente e sustentável. A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada em longo prazo. “O que espero de todos os gestores e servidores da Valec e EPL é o engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa que nasça sem as mazelas do passado, com governança e instrumentos que nos ajudem a pensar a infraestrutura no Brasil”, declarou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Todo o processo de transição será apoiado pela consultoria Falconi, especializada no segmento. Entre os benefícios da junção apresentados pelo head da Falconi, Vinícius Brum, estão os ganhos de escala e de eficiência; aumento de produtividade e redução de gastos de funcionamento; geração de mais de valor decorrente da soma de competências chave da Valec e da EPL; e transferência de conhecimento gerencial para gestores e técnicos.

Um novo modelo de negócios será criado pela consultoria, contemplando as seguintes perspectivas: organizacional, operacional e de gestão e seu plano de implementação. Em 90 dias, os consultores apresentarão os resultados do modelo, com padrões para a governança do projeto e o alinhamento estratégico com os principais executivos das empresas.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.