Scroll Top

IPCA do transporte e do diesel apresentam nova queda em agosto

radar-cnt-set

Inflação do transporte acumulada em 12 meses voltou a um dígito (7,62%) depois de passar 16 meses em patamar de duas casas decimais

A inflação acumulada em 12 meses para o transporte (7,62%) retorna, em agosto, a um patamar menor que o registrado em março de 2021 (8,58%). A queda ocorre depois do índice para o setor passar 16 meses na casa dos dois dígitos decimais, tendo chegado a 21,97% em novembro/2021. Essa diminuição pode ser explicada, principalmente, pela redução dos preços dos combustíveis.

A avaliação é da Confederação Nacional do Transporte e está detalhada no Radar CNT do Transporte – IPCA Agosto 2022, publicado nesta segunda-feira, 12. O documento tem por base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os combustíveis fecharam agosto com taxa de -10,82%, tendo o diesel reduzido 3,76%. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses para o diesel passou de 61,98% em julho para 53,16% em agosto.

Um dos fatores que pode ter influenciado a mudança no preço do diesel é a tendência de queda na cotação internacional do barril de petróleo. Outro importante componente que gerou influência direta no diesel foi a política de desonerações de combustíveis adota pelo governo federal.

Saiba mais: Radar CNT do Transporte – IPCA Agosto 2022

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.